22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Mulher simples de grande coração: Conheça a 1ª dama Lurdinha e sua atuação em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Um verdadeiro exemplo de simplicidade, amor ao próximo e carisma. Essas são palavras que podem descrever a primeira dama de Cruzeiro do Sul Maria de Lourdes Lima Verde, conhecida carinhosamente por Lurdinha. Uma mulher movida pela fé em Deus e pelo amor ao próximo, que leva sua vida baseada em princípios cristãos e respeito mútuo. Logo no início da gestão, ela já mostra que chegou para fazer a diferença. Frente a ações sociais no município, a primeira dama começa a mostrar trabalho em prol dos menos favorecidos.

Lurdinha Lima é casada com o atual Prefeito Zequinha Lima há 28 anos, com quem tem duas filhas, Camila de 26 anos e Caisla de 18 anos.

“Convivemos de acordo com as leis de Deus, e desse casamento sólido tive duas filhas maravilhosas. Algumas amigas já me perguntaram o segredo pra estar há tantos anos casada, com um casamento tão maravilhoso como o nosso, e eu digo que são três coisas que fazem tudo dar certo: respeito, amor e paciência”, contou a primeira dama.

Ao falar de Cruzeiro do Sul, e do significado da cidade para ela como primeira dama, Lurdinha se emociona. Com as lagrimas pelo rosto, e a voz trêmula de emoção, ela remete as lembranças e carinho que tem pela cidade da sua mãe, que já faleceu, mas deixou um legado e um grande exemplo de humildade e amor ao próximo.

“Cruzeiro do Sul, minha terra é tudo pra mim. Me emociono a falar de Cruzeiro do Sul, pois lembro muito da minha mãe, e ela ensinou todos seus filhos a amar essa cidade como ela amou. Hoje ela vive no céu com Deus, e todos os princípios de vida que ela nos ensinou, procurei sempre cumprir ao pé da risca, tanto os religiosos, como os sociais, éticos e morais. Falar da minha cidade, é falar da minha mãe, do meu pai, da minha família, pois pra mim não tem coisa mais importante do que valorizar a família e de onde você veio. Por isso quero ver Cruzeiro do Sul progredir, quero ser uma colaboradora do desenvolvimento da minha cidade”, contou.

Ela lembra que a mãe era muito caridosa, e já realizava inúmeras ações sociais, apenas com intuito de ajudar e amar ao próximo, com ações que vinham verdadeiramente do coração. Segundo ela, o maior exemplo de carinho, amor e dedicação da minha mãe pelos mais humildes foi adotar cinco filhos, sendo que ela foi uma das que recebeu este grande ato de amor, ao ser adotada aos dois anos de idade.

“Lá do céu minha mãe terá orgulho de tudo isso. Ela sempre foi muito batalhadora, guerreira, e sempre voltada para as ações sociais. Ela teve 3 filhos biológicos, e adotou cinco filhos, e um desses filhos sou eu, fui adotada com dois anos. Falar de Cruzeiro do Sul é falar de Ambrosina Negreiros Lima Verde, que foi um exemplo de mulher, de mãe, de profissional, trabalhou na educação muitos anos, adoeceu, mas sempre ajudou o próximo. A força da família está marcada”, completou.

Trabalho sem ônus

Lurdinha é pedagoga há 28 anos, atuando na rede estadual. Ela abriu mão de um cargo com remuneração na Prefeitura de Cruzeiro do Sul, para atuar de forma mais direta, junto as pessoas mais necessitadas, sem ônus para o município, continuando apenas com seu salário de professora.

 

“Sou pedagoga há 28 anos, e quero aproveitar essa minha docência, de anos de experiência, para contribuir muito com a gestão do Zequinha Lima e do Henrique Afonso. Como primeira dama, quero estar junto aos setores principais da cidade, sempre próximo das pessoas mais humildes, com os mais necessitados, mostrando que todos nós somos capazes de ter uma vida digna. Não estou na secretaria de ação social, pois optei por um trabalho mais livre, que eu possa estar mais perto dessas instituições, ficando à disposição de todos os órgãos”, relatou.

Trabalho em prol dos menos favorecidos

A primeira dama vai atuar em parceria com a esposa do vice-prefeito Henrique, Rosângela, e com a Secretária de Desenvolvimento Social Delcimar Leite. Durante a entrevista, Lurdinha lembrou que atualmente, as mulheres ainda são muito descriminadas, pouco valorizadas, e pretende realizar um trabalho voltado para proporcionar essa valorização, das mulheres em situação de vulnerabilidade, da criança e do idoso. Vamos estar do lado apoiando inteiramente todos eles.

“Quero estar presente, perto dessas pessoas que necessitem do meu apoio, da minha atenção, pois o mundo está precisando muito disso. Queremos estar ao lado, apoiando inteiramente tanto a mulher, no seio familiar e na sociedade, como para as acrianças abusadas vivendo em abrigo longe das famílias, sofrendo essa quebra familiar, e os idosos, pois muitos ficam esquecidos, de lado, e são pessoas que já contribuíram tanto. Queremos dar esse poio e o suporte necessário, tanto nas questões sociais, éticas e religiosas a quem realmente precisa”, disse.

Necessidades especiais

A Primeira dama relatou ainda que tem planos para realizar estratégias que proporcionem maiores condições para crianças com necessidades especiais. Ela lembra que o Cruzeiro do Sul já conta com o Centrin, para crianças autistas, e deve ser ainda mais valorizado, pois atende pessoas de diversas regiões.

“Temos que ter um olhar diferenciado e especial. Muitas crianças com necessidades especiais muitas vezes não são compreendidas, nem vistas com seu devido valor. Existe um trabalho na educação voltado para a inclusão das crianças, através do AEE, tanto no estado como no município, com um olhar voltado para as crianças. Vamos buscar projetos para dar apoio a essas famílias”, contou.

Desemprego

A margem de desemprego com a pandemia cresceu muito. Mesmo há poucos dias à frente da gestão municipal, Lurdinha tem muitas ideias de projetos nas diferentes frentes de atuação, para trabalhar com esse público, dando oportunidade de emprego e renda.

“Juntamente com a Secretaria de Assistência Social queremos levar projetos para a Comunidade Croa, recentemente estivemos lá com a 1ª dama do estado, Ana Paula Cameli, a quem quero parabenizar por todo empenho, ela é um exemplo e uma referência de garra e vêm desenvolvendo um lindo trabalho.

Tratamento dependência química

Ciente que o uso de drogas e outros entorpecentes tem evoluído muito, a primeira dama pretende criar junto com as secretarias responsáveis, projetos para mostrar que existe esperança, e que a vida pode ser mudada.

“Além da pessoa querer mudar de vida, também é preciso ter um trabalho de consciência vindo de outro alguém, pois sozinha a pessoa não consegue. Estamos no início, primeiro fazendo um planejamento com um estudo das necessidades, das situações mais urgentes no momento, para que a ação social possa contribuir da melhor forma”, destacou a primeira dama .

Perspectivas

Lurdinha finalizou falando de suas expectativas, junto aos trabalhos que serão desenvolvidos na área de ação social. Ela está muito confiante que a gestão do seu esposo, Prefeito Zequinha Lima, e do vice Henrique Afonso irão desenvolver excelentes ações em prol da comunidade cruzeirense.

“Temos quatro anos para desenvolver todo e qualquer projeto social. E tenho certeza que no final desses quatro anos vamos chegar lá, olhar para trás e ver que com a ajuda das ações por nós desenvolvidas na assistência social, farão as pessoas e a cidade melhorar. Esse é o meu objetivo como primeira dama”, finalizou.

- Publicidade -
Copiar