26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Operação da Polícia Federal investiga fraudes em licitações de merenda escolar no interior do Acre

Por

- Publicidade -

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (20), nas cidades Brasileia e Epitaciolândia, no interior do Acre, durante a operação “Metáfora”, que investiga suposta fraude à licitação de venda de merenda escolar.

A PF informou que a operação tem como objetivo investigar fraude que resultou na celebração de dez contratos entre o Estado do Acre e uma cooperativa no período entre 2016 e 2019. Segundo as investigações, uma empresa usava a cooperativa para obter vantagens.

“A investigada se utilizou de legislação criada para estimular a agricultura familiar, a qual prevê a contratação de cooperativas para fornecimento de alimentos por meio de chamamento público, desde que ela preencha alguns requisitos. Ocorre que a sociedade anônima, por flagrantemente não os preencher, utiliza-se da cooperativa, sendo aquela a verdadeira beneficiária dos contratos entre esta e o Estado do Acre”, informou a PF.

O G1 entrou em contato com o governo do estado e aguarda resposta.

Operação Metáfora

O nome metáfora representa uma figura de linguagem, em que há a transferência do significado de uma palavra para outra. Nesta operação, o desvio de finalidade do dinheiro público através de fraudes em licitações e contratos representa essa “metáfora”: algo que deveria representar um benefício à sociedade e ao contribuinte, sendo utilizado em benefício de particulares e suas empresas.

- Publicidade -
Copiar