Rio Branco, Acre, 21 de janeiro de 2021

Prazo para a declaração anual de rendimentos do MEI vai até 31 de maio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet) informa que os microempreendedores individuais (MEI) tem até o dia 31 de maio de 2021 para enviar a declaração anual de rendimentos (DASN-Simei) no portal do governo federal.

No formulário, é necessário dar informações sobre o faturamento que o microempreendedor teve em 2020 com a venda de mercadorias e prestação de serviços, sem dedução de nenhuma despesa. “O procedimento é a prestação de contas do faturamento bruto do negócio em 2020”, explica a secretária Eliane Sinhasique.

Para preencher o formulário, no portal Simples Nacional, acesse o menu Simei: Serviços > Cálculo e Declaração > DASN-Simei Declaração Anual para o MEI.

É recomendado que os empreendedores anotem a cada mês o seu faturamento bruto para, na época da declaração, ficar mais fácil fazer a soma dos valores.

Os contribuintes do MEI que tiverem dúvidas sobre como fazer a declaração podem obter informações no Portal do Empreendedor ou pelo telefone 0800 570 0800.

Não fique inadimplente

Se o MEI não fizer a declaração dentro do prazo, pagará multa por atraso, que será expedida pela Receita Federal. O valor da penalidade para quem não entregar (DASN-Simei 2021) é de no mínimo de R$ 50 ou 2% ao mês-calendário.

MEI inadimplente perde os benefícios adquiridos com a formalização como, por exemplo, o direito à Previdência Social. De acordo com a (Resolução 44/2018 ), o MEI inadimplente terá seu CNPJ  suspenso por 95 dias. Após esse prazo, caso ainda continue inadimplente, a baixa (cancelamento) acontecerá definitivamente.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.