Rio Branco, Acre, 24 de fevereiro de 2021

Residência desaba durante vazante do rio Juruá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com reportagens de Jordano Altheman, do Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Uma casa no bairro do Miritizal caiu após o desabamento de uma parte do barranco às margens do rio Juruá. Outras duas residências estão em situação de risco. A Defesa Civil Municipal monitora a área, já que há a possibilidade de novos desabamentos de barrancos após a vazante do rio.

O prefeito Zequinha, com parte de sua equipe, esteve ainda no domingo acompanhando de perto a situação e realizando o levantamento dos danos. No mesmo dia, foi solicitado que um carpinteiro reconstrua a residência. A família será alocada em um abrigo, enquanto aguarda a reconstrução da casa em outro local. Também foram distribuídas cestas básicas para os afetados.

Segundo José Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal, a construção de tanques caseiros para a criação de peixes tem agravado o risco de desabamentos: “a água infiltra nesse solo que já é bastante frágil nessa época do ano, e isso acelera ainda mais o desbarrancamento” (sic), explicou.

A defesa civil municipal alerta para que seja providenciada a remoção da residência ao primeiro sinal de desabamento.

É comum a mudança do leito do rio Juruá ao longo dos anos. Isso significa que uma residência construída a uma distância considerada “segura” poderá se tornar vulnerável em poucos anos.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.