Rio Branco, Acre, 26 de janeiro de 2021

Saúde começa a ser capacitada para vacinação contra Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Seguindo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Imunização Estadual iniciou nesta quarta-feira, 13, o treinamento de capacitação que visa a implantação dos protocolos da vacina contra a Covid-19.

O treinamento contou com a presença de gestores e coordenadores municipais do Baixo Acre, entre eles, dos municípios de Bujari, Sena Madureira, Plácido de Castro, Jordão e Santa Rosa. De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização e Rede de Frio, Renata Quiles, as capacitações terão início pelo Baixo Acre, e em seguida no Alto Acre e Juruá, de forma simultânea, nos dias 18, 19, 21 e 22.

“Espera-se que a capacitação auxilie os diversos trabalhadores da saúde, de forma que possam desempenhar suas funções nas estratégias adotadas, de rotina e de operações massivas, ampliando a oferta de vacinas e demonstrando o alcance da capacidade da rede do Sistema Único de Saúde nos seus níveis de gestão”, afirma Renata Quiles.

O objetivo, segundo o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, é que além das qualificações, o processo ocorra de forma organizada e segura. “A capacitação é para que os profissionais dos municípios já possam estar se organizando e se preparando. Prezamos pelo cuidado para tudo ocorra de forma eficaz e segura”, disse o secretário.

No Plano de Operacionalização, as atividades da sala de vacinação serão desenvolvidas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

A chefe do Núcleo de Imunização e Rede de Frio, Renata Quiles, destaca que a programação de treinamento, capacitação, monitoramento e avaliação das estratégias de vacinação será tanto na modalidade presencial quanto a distância.

“Os profissionais também estarão recebendo um curso online de capacitação a distância pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Será um conteúdo que estará disponível na própria plataforma da Fundação a todos que estão envolvidos com a vacinação da Covid-19. A perspectiva é de 250 profissionais”, encerrou.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.