29.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Secretário de Saúde do Amazonas diz que transferência de pacientes com Covid-19 para outros estados deve aumentar

Por

- Publicidade -

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo,  disse nesta segunda-feira que a transferência de  pacientes com Covid-19 para outros estados deve aumentar o “quanto puder”.  A medida visa aliviar o fluxo nos hospitais da capital amazonense e foi discutida na reunião do Comitê de Crise – Controle de Operações Especiais (COE) – com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Segundo o secretário, há tendência de crescimento de casos de Covid-19 no interior do Amazonas e a capital precisa ampliar a rede de atendimento. Existem 600 pacientes na fila de regulação e a estimativa é que 100 deles precisam de UTI . Até agora, segundo ele, 251 pacientes foram para outros estados. A transferência começou  no dia 15 de janeiro.

— A ideia é transferir o quanto puder. Hoje a Força Aérea remove em média 36 pacientes por dia, devemos aumentar até 90 — disse  Campêlo, explicando que não há uma limitação no número, podendo ser até maior, mas que a operação é complexa.

— O prognóstico é de aumento de casos e estamos trabalhando em várias alternativas para melhorar o atendimento — afirmou.

Campêlo também informou que para regularizar a demanda de oxigênio medicinal nas unidades de saúde estão sendo instaladas miniusinas para abastecer hospitais no interior do estado e na capital. A demanda hoje é de quase 75 mil m3 de oxigênio por dia, sendo que antes era de cerca de 20 mil m3. O insumo em falta nas unidades de saúde é essencial  para o atendimento aos pacientes com coronavírus. Muitos pacientes já morreram por falta de oxigênio. No domingo, seis carretas transportando oxigênio chegaram a Manaus para atender o colapso na rede de saúde da cidade.

Outra preocupação, segundo o secretário, é muitos pacientes com sintomas de Covid-19 ao buscar atendimento na rede de saúde dizem que foram infectados pela segunda vez. No Amazonas há uma nova variante do vírus que levanta suspeita de um risco maior de disseminação da doença.

—Temos casos ( de reinfecção) relatados até mesmo em nossa equipe —afirmou.

Pazuelo em Manaus

Pazuello chegou em Manaus no sábado à noite,  mesmo dia que o  procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou  ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito  para apurar a postura do ministro durante a crise de saúde no Amazonas.

Em nota o Ministério da Saúde informou que, na reunião com o Comitê de Crise, o ministro da Saúde pediu que unidades básicas de saúde reforcem atendimentos de Covid-19 para evitar lotação de hospitais de Manaus. Os esforços no atendimento de média e alta complexidade, no momento, devem estar voltados para a remoção de pacientes.

“Vamos aumentar o número de voos para remoção de pacientes, inclusive com aeronaves particulares, e vamos conseguir as vagas”, disse o ministro.

O Globo

- Publicidade -
Copiar