24 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Sem procissão, fiéis celebram o dia de São Sebastião o padroeiro de Xapuri com carreata

Por

- Publicidade -

Diferente dos anos anteriores, quando a tradicional festa de São Sebastião, padroeiro da cidade de Xapuri, no interior do Acre, reunia centenas de fiéis para celebrar o dia 20 de janeiro, neste ano, a celebração não teve procissão por causa da pandemia de Covid-19, porém, contou com uma carreata, no final do dia para manter viva a fé e esperança dos devotos.

O padre responsável pela igreja na cidade, Francisco das Chagas, disse que ainda na madrugada, por volta das 5 horas, foi celebrada uma missa com poucas pessoas, para não aglomerar, depois, a imagem de São Sebastião foi colocada do lado de fora da igreja, onde as pessoas passaram ao longo do dia para fazer suas preces e pagar promessas.

“Ontem fizemos a missa, mas, só com a equipe pequena da paróquia para não ficar o dia do padroeiro sem a missa e, depois das 16 horas, tivemos a carreata. Realmente surpreendeu muita gente, não esperava que tivesse tanto carro”, contou.

O padre disse que não dá pra precisar a quantidade de carros que participaram da carreata, mas acredita que pelo menos uns 200 veículos estavam na homenagem ao padroeiro. Muitas pessoas também seguiram em bicicletas e motocicletas.Padre abençoou as pessoas na frente da igreja — Foto: Maria Eduarda/arquivo pessoal

Padre abençoou as pessoas na frente da igreja — Foto: Maria Eduarda/arquivo pessoal

Igreja aberta

A igreja também ficou aberta ao longo dia e aqueles que precisaram entrar para pagar suas promessas, entraram, obedecendo as medidas sanitárias exigidas.

A imagem de São Sebastião saiu da igreja, na frente do cortejo, e passou por pelo menos quatro ruas da cidade, onde muitas pessoas esperavam na frente das casas, e retornou ao ponto de partida, onde foi feita a benção das pessoas e carros que passavam.

No final da carreata, teve o tradicional bingo de 40 garrotes, mas, neste ano, ele ocorreu de forma on-line.

“É um vazio muito grande. Acostumado com a igreja cheia de gente, a cidade muito movimentada, e nesse ano tudo parado, não tinha barracas, então foi muito diferente”, contou o padre sobre não ter a celebração no formato que costuma ocorrer.

Mas, apesar desse sentimento de vazio, ao mesmo tempo, ele também viveu a emoção de celebrar em um momento delicado de pandemia.

“No geral, a gente ficou satisfeito porque ocorreu tudo bem, o santo foi colocado do lado de fora para as pessoas fazerem suas adorações. Ocorreu tudo bem, graças a Deus. Foi muito emocionante”, concluiu.

- Publicidade -
Copiar