Rio Branco, Acre, 2 de março de 2021

Sem procissão, fiéis celebram o dia de São Sebastião o padroeiro de Xapuri com carreata

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações G1 Acre
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Diferente dos anos anteriores, quando a tradicional festa de São Sebastião, padroeiro da cidade de Xapuri, no interior do Acre, reunia centenas de fiéis para celebrar o dia 20 de janeiro, neste ano, a celebração não teve procissão por causa da pandemia de Covid-19, porém, contou com uma carreata, no final do dia para manter viva a fé e esperança dos devotos.

O padre responsável pela igreja na cidade, Francisco das Chagas, disse que ainda na madrugada, por volta das 5 horas, foi celebrada uma missa com poucas pessoas, para não aglomerar, depois, a imagem de São Sebastião foi colocada do lado de fora da igreja, onde as pessoas passaram ao longo do dia para fazer suas preces e pagar promessas.

“Ontem fizemos a missa, mas, só com a equipe pequena da paróquia para não ficar o dia do padroeiro sem a missa e, depois das 16 horas, tivemos a carreata. Realmente surpreendeu muita gente, não esperava que tivesse tanto carro”, contou.

O padre disse que não dá pra precisar a quantidade de carros que participaram da carreata, mas acredita que pelo menos uns 200 veículos estavam na homenagem ao padroeiro. Muitas pessoas também seguiram em bicicletas e motocicletas.

Padre abençoou as pessoas na frente da igreja — Foto: Maria Eduarda/arquivo pessoal

Padre abençoou as pessoas na frente da igreja — Foto: Maria Eduarda/arquivo pessoal

Igreja aberta

A igreja também ficou aberta ao longo dia e aqueles que precisaram entrar para pagar suas promessas, entraram, obedecendo as medidas sanitárias exigidas.

A imagem de São Sebastião saiu da igreja, na frente do cortejo, e passou por pelo menos quatro ruas da cidade, onde muitas pessoas esperavam na frente das casas, e retornou ao ponto de partida, onde foi feita a benção das pessoas e carros que passavam.

No final da carreata, teve o tradicional bingo de 40 garrotes, mas, neste ano, ele ocorreu de forma on-line.

“É um vazio muito grande. Acostumado com a igreja cheia de gente, a cidade muito movimentada, e nesse ano tudo parado, não tinha barracas, então foi muito diferente”, contou o padre sobre não ter a celebração no formato que costuma ocorrer.

Mas, apesar desse sentimento de vazio, ao mesmo tempo, ele também viveu a emoção de celebrar em um momento delicado de pandemia.

“No geral, a gente ficou satisfeito porque ocorreu tudo bem, o santo foi colocado do lado de fora para as pessoas fazerem suas adorações. Ocorreu tudo bem, graças a Deus. Foi muito emocionante”, concluiu.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.