24 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Acordo entre os empresários e o governo do estado propõe que comércio acreano feche as postas nos finais de semana

Por

- Publicidade -

Está em processo de negociação um acordo entre o governo acreano e os empresários do estado, em que segundo estudado, o comércio acreano em geral, poderá abrir durante a semana, de segunda a sexta-feira, e terão suas portas fechadas no sábado, domingo e feriados, segundo proposta inicial do Palácio Rio Branco. O acordo poderá começar a ter validade já a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de março.

Mesmo com a bandeira vermelha, restaurantes poderão abrir as portas e funcionar com até 20% das suas capacidades e somente até às 22 horas. Escolas particulares também poderão está funcionando com as aulas presenciais, porém com até 30% da capacidade. Devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no estado, o comércio acreano de modo geral, poderá funcionar somente oito horas por dia.

Bares e academias poderão voltar a funcionar a partir do dia 9 de março, com 20% das suas capacidades, desde que o estado mostre sinais recuperação do agravamento da pandemia da Covid-19. Somente postos de gasolina e farmácias estarão autorizados a funcionar, já que prestam serviço ao governo.

Mas para que o acordo seja de fato efetivado, dependerá exclusivamente da quantidade de vacinas que serão trazidas pelo presidente Jair Bolsonaro que cumprirá agenda nesta quarta-feira (24), no Acre. O governo do estado aguarda pelo menos 400 mil doses, quantidade que será suficiente para imunizar todas as classes prioritárias.

O presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa), Marcello Moura, justifica com ressalvas a proposta. “Estamos trabalhando num meio termo para evitar o desemprego, mas também que o número de infectados e óbitos pelo covid-19 diminua. Sou a favor que o comércio todo fique aberto. As pessoas precisam comer, pagar as suas contas”, disse o empresário, dando a entender que não teria sido acordado nada ainda e que tal acordo poderia ser alterado.

- Publicidade -
Copiar