29.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Acreano cria braço robótico para ajudar deficientes e pede ajuda para terminar projeto

Por

- Publicidade -

Uma pessoa que não desiste dos sonhos mesmo diante das adversidades da vida. Assim é a história de Janimar de Sousa, de 36 anos. Nascido em Rio Branco, ele foi criado no município de Feijó. Em 2006, seu pai faleceu devido a um aneurisma da aorta abdominal. “Foi um período muito complicado para mim e minha mãe, mas, ela sempre me ensinou a ser forte e a nunca desistir”, diz Janimar.

Infelizmente, a mãe foi atropelada por uma moto em 2015 em Feijó e também faleceu. “Foi ainda mais difícil para mim, mas consegui, com a ajuda de Deus e de amigos, concluir minha faculdade”, afirma.

Com o sonho de ajudar ainda mais as pessoas, Janimar não se contentou apenas com a fisioterapia e decidiu cursar medicina. Hoje é aluno da faculdade boliviana Udabol, em Cochabamba.

Inspirado pelos anos do curso de fisioterapia, Janimar começou a construir protótipos para ajudar pessoas com deficiência física. Um deles, é um braço robótico no qual Janimar usou materiais como um braço de manequim, material de carpintaria e impressão 3D. “Varia de paciente para paciente, mas a funcionalidade é abrir e fechar a mão, girar o punho, pegar e soltar objetos leves, como um celular ou um copo”.

Janimar diz que o que falta para o seu produto começar a ser desenvolvido para pessoas com deficiência é apoio de empresas privadas ou do governo. “Eu fiz esse protótipo com materiais de baixo custo para provar que é possível. Um braço desse pode sair por R$ 1.100 reais. Meu sonho é usar a robótica para desenvolver próteses para pessoas paralíticas. Com meus estudos, vi que é possível esse investimento no Acre”, afirma.

Com informações Ac24horas

- Publicidade -
Copiar