Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul deverão ser leiloados em abril

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Está marcado para o dia 7  de abril deste ano, na Bolsa de Valores de São Paulo, o leilão para a privatização dos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, além dos aeroportos de Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Manaus e Tefé (AM).

A informação é do representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, com base em anúncio do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em reunião com autoridades e parlamentares da região Norte, nesta quarta-feira, 24, em Brasília. O objetivo foi tratar de assuntos de interesse da região, como a melhoria da infraestrutura de transporte terrestre e aeroportuário.

“A expectativa do ministro é de que o leilão dos aeroportos seja bastante competitivo e a estimativa é de que alcance R$ R$ 1,4 bilhão, recurso a ser revertido em investimentos na região”, explicou Ricardo França.

Outra medida foi a assinatura de um contrato entre o Ministério da Infraestrutura e a Infraero para o desenvolvimento de estudos e projetos de melhoria da estrutura de aeroportos na Amazônia, começando com três pistas de pouso no Amazonas.

Conforme França, o ministro também apresentou um estudo de parceria público-privada (PPP) para gestão e melhoria de infraestrutura de aeroportos na Amazônia.

“O objetivo das iniciativas é melhorar a infraestrutura aeroportuária do Norte, incentivar as empresas aéreas a ampliarem a oferta de voos para os moradores locais e contribuir para reduzir o isolamento da região”, explicou o representante do governo do Acre.

Ricardo França lembrou inclusive iniciativas que já estão sendo desenvolvidas no Acre com esse objetivo, em parceria entre o governo do Estado e o governo federal, “como as melhorias das pistas de pouso dos municípios de Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus, além das benfeitorias já realizadas no aeroporto de Tarauacá, com recuperação, balizamento e sinalização da pista”.

Além de representantes dos estados e bancadas parlamentares, também participaram do encontro representantes de empresas aéreas como Azul, Rima, TAM, Gol e Asta, que também estão sendo ouvidas no processo, inclusive sobre planos de voos para a região.

Ponte do Madeira

Na área de transporte terrestre, conforme o representante do governo do Acre, o ministro confirmou a inauguração, em março, da ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia, além de abordar a recuperação da BR-319, que liga Amazonas e Rondônia, com vistas à integração da região.

“Todas essas iniciativas mostram um olhar diferenciado do governo federal para o Norte do Brasil, que está priorizando o direito de os moradores locais poderem acessar as demais regiões do país”, concluiu Ricardo França.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.