29.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Associação Comercial pede que decreto seja acompanhado de medidas de suporte ao setor

Por

- Publicidade -

O presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, Luís Cunha, solicitou a presença da imprensa na sede da ASCOM para falar em nome da classe empresarial. O objetivo era dar o ponto de vista dos empresários sobre o decreto do governo do estado que restringe parte do funcionamento de comércio e serviços. O decreto do governo se dá em resposta ao aumento do número de mortes por Covid-19 e o risco iminente de falta de leitos nas UTIs e enfermarias do Hospital de Campanha.

O presidente da ASCOM afirmou que a classe empresarial é solidária às medidas, mas levantou questionamentos sobre a efetividade no cumprimento do decreto. Cunha questionou se haverá fiscalização para garantir que balneários e agências bancárias cumpram as medidas preconizadas pelo decreto, já que são locais onde quase não há cumprimento das regras de distanciamentos social. “Anteriormente, vimos que não houve fiscalização nesses locais e continuou havendo aglomeração”, afirmou.

O outro questionamento é com relação ao impacto econômico da medida. Sabendo que comércio e serviços devem ter queda no faturamento; e não haverá auxilio emergencial. O presidente Luís Cunha solicita que estado e municípios possam dar sua contribuição ao setor, ampliando os prazos de faturamento de dívidas junto ao fisco, por exemplo.

“As empresas já estão combalidas, com dificuldade de manter compromissos e empregos de seus colaboradores; por isso, a gente até pede que junto com o decreto, venham também medidas de auxílio no que cabe ao estado e municípios. Um exemplo é o Refiz (programa de refinanciamento de dívidas junto à Receita), cujos débitos foram incluídos somente até 20 de junho. Pedimos que esse prazo se estenda para que os empresários possam parcelar o ICMS. Para que (os municípios) possam prorrogar a taxa de bombeiro, a emissão do alvará. Junto com o decreto precisam vir medidas de suporte ao comércio daqui”, concluiu o representante da categoria empresarial de Cruzeiro do Sul.

 

- Publicidade -
Copiar