23.2 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Maior valor destinado às enchentes é de Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Cruzeiro do Sul irá receber 4,7 milhões de reais para lidar com as enchentes e a reconstrução pós-enchente. O surpreendente é que o valor destinado à Cruzeiro do Sul foi o maior de todos, maior até que a capital Rio Branco eu irá receber 3,2 milhões.

O valor corresponde em parte, ao maior número de famílias atingidas pelas cheias, estimadas em 30 mil pessoas, sendo que destas 1,2 mil tiveram de deixar suas casas.
Mas também é resultado de um plano de contingência consistente e detalhado apresentado pela prefeitura e Defesa Civil, onde os dados e planos dão margem de segurança de que o valor será bem empregado.

Os municípios vizinhos de Rodrigues Alves e Mâncio Lima irão receber respectivamente 550 mil e 965 mil. Tarauacá irá receber 2,1 milhões de reais, e Feijó, 793 mil. Sena Madureira receberá 2,9 milhões, Santa Rosa do Purus, 590 mil e o Estado do Acre 1 milhão e 400 mil reais.

“É resultado de um bom trabalho”, disse o chefe da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul Francisco Lima na sala de situação desta quarta, 24.

O sinal de que não se trata ‘apenas de política’ é que os elogios à atuação da administração de Zequinha nesses tempos de crise partem de campos políticos diferentes, de quem tem observado de perto a organização da prefeitura para lidar com as contingências.

“Às vezes, uma administração é sensível às pessoas, mas por falta de um aparato técnico, não é capaz de ajudá-las. Às vezes, acontece o contrário, e uma administração tem boa qualificação técnica, mas falta sensibilidade para lidar com as pessoas. Aqui eu vejo uma combinação ótima desses dois fatores: boa qualificação técnica nas ações e uma administração sensibilizada com o drama das pessoas”, elogiou o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB).

Na fala do ministro Rogério Marinho, do desenvolvimento regional, ele deixa escapar que o plano de contingência de Rio Branco foi apenas naquele mesmo dia, o que demonstra que a administração da capital pode estar tendo dificuldade em realizar planejamento.

O planejamento das ações tem sido a tecla mais batida pelo prefeito Zequinha Lima, pelo prefeito em exercício, Henrique Afonso e pelos secretários. Que as enchentes são um fenômeno da natureza, todos sabem, mas cabe à ação humana organizar as mobilizações de forma que não se instaure o caos em situações de crise.

De Brasília, o prefeito Zequinha, agradeceu o apoio do governo federal e também atribuiu o montante à organização das ações. “Esse recurso é muito importante, principalmente no período pós-alagação, e já era esperado pelo município de Cruzeiro do Sul, como nos foi garantido pelo secretário nacional da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas . O secretário esteve na nossa cidade e verificou de perto a situação, onde vivemos a maior enchente da história, ele ficou surpreso com toda organização e execução do plano de contingência e com o apoio às famílias atingidas, parabenizou as ações do nosso município e destacou como um exemplo para o país”, disse o prefeito Zequinha Lima.

- Publicidade -
Copiar