25.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

UPA de Cruzeiro do Sul não atende usuários com sintoma de COVID e Hospital de Campanha relata sobrecarga

Por

- Publicidade -

A Unidade de Pronto Atendimento de Cruzeiro do Sul não é a unidade de referência para casos de suspeita de COVID 19. Os casos são encaminhados para o Hospital de Campanha e Posto Mão Amiga, da prefeitura. Em razão disso, têm surgido muitas queixas de usuários do SUS que buscam a unidade e são encaminhadas para outros locais.

“Fui lá na UPA e disseram que não estavam atendendo para casos de COVID. Me mandaram para cá (Posto Mão Amiga, no Aeroporto Velho)”, disse uma usuária.

Entre os reclamantes que procuraram a redação Juruá em Tempo, houve quem dissesse que apesar de não ser suspeita de COVID, acabou sendo encaminhado para o hospital de campanha. “Minha mãe era caso de pressão alta. Nada a ver com COVID. Mas mandaram para o hospital mesmo assim. A UPA parece que está sendo mais uma unidade de encaminhamento”, relatou filho de uma usuária do SUS. No hospital de campanha, alguns servidores relataram sobrecarga na demanda e gostariam que a UPA ajudasse a dividir a carga de pacientes.

A coordenadora regional da saúde no Juruá, Catiana Rodrigues, explicou que a UPA nunca foi a unidade de referência para o COVID e que os testes são realizados somente em caso de transferência de pacientes. “Em Cruzeiro do Sul, as duas portas de entrada para atendimento COVID são a unidade sentinela Mão Amiga, da prefeitura e o hospital de campanha. A UPA é somente para atendimentos de outras patologias, e casos de urgência e emergência também. Conforme o protocolo os testes rápidos encaminhados são somente para os profissionais de saúde e para alguns pacientes que são regulados, que necessitam de transferência para outra unidade hospitalar”, explicou.

O objetivo deste protocolo é principalmente o de manter a unidade livre de contágio para atender aos outros casos de urgência e emergência, reduzindo a circulação do vírus.

Raio X

Também foi citado por servidores que a UPA dispõe um aparelho de Raio X que não está sendo utilizado. Desde 2020 vem sendo cobrada a sua implantação, que ainda não foi feita por razões técnicas.
Foi questionado se este aparelho não poderia ser encaminhado ao hospital para ser utilizado nos casos de COVID. A coordenadora respondeu que o aparelho ideal para verificar danos ao pulmão referentes ao COVID é a tomografia, da qual o hospital dispõe.

Quanto à instalação do aparelho, Catiana disse que estão sendo tomadas as providências para que o mesmo possa ser utilizado “Este aparelho não é um exame específico para diagnóstico do COVID. A equipe da Sesacre está tomando as providências para ser instalado na UPA. É um novo aparelho com suporte bem avançado que vem contribuir nesses pacientes que vão precisar este tipo de serviço”, concluiu.

“Mim Ajuda”

Com o agravamento da pandemia, as duas unidades de referência acabam recebendo um fluxo muito grande de usuários. São muitos os sintomas que podem ser classificados de início, como COVID e há um surto de dengue e malária ocorrendo ao mesmo tempo. Os profissionais destas unidades gostariam que essa carga fosse dividida também com outras, como a UPA. O Hospital de Campanha e Hospital do Juruá são terceirizados por uma OCIP, a ANSAU. A UPA é de administração direta da SESACRE.

- Publicidade -
Copiar