24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Governador Gladson Cameli trabalha com a expectativa de receber mais de 400 mil doses de vacina na quarta-feira

Por

- Publicidade -

Confiante de que as conversações com o governo federal rendam resultados ao estado, o governador Gladson Cameli acredita que o Acre poderá receber mais de 400 mil doses de vacina nesta quarta-feira, 24.

Há dois cenários possíveis. No primeiro, o Acre receberia do Ministério da Saúde apenas 77.540 doses, o que atenderia somente o grupo dos idosos acima de 70 anos e trabalhadores da saúde.

No segundo cenário, mais promissor, o estado receberia um total de 482.540 doses de vacina, sendo 288.040 do Instituto Butantã e 194.500 doses da Astra Zeneca. Caso se confirme este cenário mais otimista, o Acre poderia vacinar todos os grupos prioritários.

Segundo o governador, isso se deve à priorização feita pelo Ministério da Saúde para o Amazonas, devido à nova variante, que fez com que uma porcentagem de 2,5% das doses destinadas aos demais estados fossem encaminhados ao Amazonas.

As negociações para que o Ministério da Saúde inclua o Acre nas prioridades e receba mais doses do que o inicialmente previsto, se dão em função do agravamento pelas enchentes, crise migratória e surto de dengue, que puseram o estado em calamidade pública, já reconhecida pelo governo federal.

Além disso, há uma possibilidade muito concreta, embora ainda não testada, de que a variante de Manaus da COVID 19 já esteja circulando no Acre. O aumento exponencial no contágio justifica essa possibilidade. Estes tem sido os argumentos do governador Gladson Cameli junto ao governo federal em favor da priorização do Acre no recebimento das vacinas.

- Publicidade -
Copiar