O Governo do Acre pretende efetivar a compra de 700 mil doses de vacina Russa contra a Covid-19. Ao que tudo indica, seis dos nove estados que compõem a Amazônia Legal têm pretensões de adquirir a vacina Sputnik V, o imunizante produzido pela Rússia.
Os pedidos somam 6, 2 milhões de doses, dos quais 700 mil para o Acre. Manifestaram interesse o Maranhão (1 milhão), Amapá (200 mil), Mato Grosso (1, 2 milhão), Pará (3 milhões) e Tocantins (100 mil).
A vacina russa tem 91,6% de eficácia global na prevenção de covid-19, indica estudo publicado na revista científica The Lancet.
Para que a compra seja efetivada, é necessário a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o imunizante seja usado em caráter emergencial no país.
A união dos governadores da Amazônia Legal, por meio do Consórcio de Estados, em torno da vacina russa ocorre cinco dias depois da carta aberta em que os chefes de Estado pediram ao Governo Federal a retomada da habilitação de leitos do SUS na região em meio à nova disparada da pandemia de covid-19.

