Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Gravidez e coronavírus: cuidados ao atendimento de gestantes durante a pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com reportagens de Beatriz Santos, do Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Nesta semana (24), Fernando Rossi, gerente de assistência à saúde do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, informou como estão os atendimentos das pacientes durante esse momento de pandemia.

O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, é unidade de referência para região do vale do Juruá, Tarauacá e Envira para os casos ginecológicos, obstétricos e neonatais. Segundo Rossi são realizados em torno de mil atendimentos mensais pela entrada de emergência do hospital.

“Com o advento da pandemia, nenhuma das unidades do estado estava inteiramente preparada para o enfrentamento dessa situação, e a maternidade de Cruzeiro do Sul não fugiu à regra, porém, logo que iniciou o surgimento de casos em Cruzeiro do Sul, nós prontamente começamos a nos preparar, buscando a aquisição de insumos junto à secretaria de saúde, tudo que pudesse proteger o nosso servidor”. E completou: “De pronto, nós percebemos que não seria possível realizar na maternidade, alterações arquitetônicas que favorecessem a separação das pacientes suspeitas, então começamos a imaginar como faríamos esses atendimentos, tão logo equipe multidisciplinar colocou-se à disposição, e já em março de 2020 começamos reuniões para definir o fluxo interno para acolhimento e assistência dessas pacientes. Estudamos como seria esse fluxo, ao mesmo tempo que outra equipe buscava junto a secretaria, fortalecer nossa estrutura equipamentos e EPIs, no começo foi muito difícil, a equipe não estava preparada tudo era muito novo”.

Segundo Rossi, a direção do hospital pegou uma ala desativada e a reestruturou para acolhimento e atendimento das pacientes suspeitas de Covid-19, onde se tornou um setor dividido em três enfermarias que atenderia obstetrícia, ginecologia e neonatologia, sendo uma sala cirúrgica para atendimentos de pacientes contaminadas com a Covid-19.

Conforme informado, no período de maio a dezembro de 2020, foram atendidas na unidade cerca de 381 pessoas suspeitas ou confirmadas de estarem infectadas e foram realizados 100 partos, atualmente são atendidas em média 6 pacientes por dia, suspeitas de estarem infectadas com Covid-19.

O gerente de assistência à saúde do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, destaca: “Apesar de todo o desafio, veio o reconhecimento, quando a secretaria informou a direção da maternidade que o primeiro parto cesária de paciente covid positivo realizado em uma maternidade, foi realizado em Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, e com isso conseguimos nos antecipar até mesmo a maternidade da capital, em termo de organização e estrutura para atender esse público.”

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.