22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Gravidez e coronavírus: cuidados ao atendimento de gestantes durante a pandemia

Por

- Publicidade -

Nesta semana (24), Fernando Rossi, gerente de assistência à saúde do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, informou como estão os atendimentos das pacientes durante esse momento de pandemia.

O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, é unidade de referência para região do vale do Juruá, Tarauacá e Envira para os casos ginecológicos, obstétricos e neonatais. Segundo Rossi são realizados em torno de mil atendimentos mensais pela entrada de emergência do hospital.

“Com o advento da pandemia, nenhuma das unidades do estado estava inteiramente preparada para o enfrentamento dessa situação, e a maternidade de Cruzeiro do Sul não fugiu à regra, porém, logo que iniciou o surgimento de casos em Cruzeiro do Sul, nós prontamente começamos a nos preparar, buscando a aquisição de insumos junto à secretaria de saúde, tudo que pudesse proteger o nosso servidor”. E completou: “De pronto, nós percebemos que não seria possível realizar na maternidade, alterações arquitetônicas que favorecessem a separação das pacientes suspeitas, então começamos a imaginar como faríamos esses atendimentos, tão logo equipe multidisciplinar colocou-se à disposição, e já em março de 2020 começamos reuniões para definir o fluxo interno para acolhimento e assistência dessas pacientes. Estudamos como seria esse fluxo, ao mesmo tempo que outra equipe buscava junto a secretaria, fortalecer nossa estrutura equipamentos e EPIs, no começo foi muito difícil, a equipe não estava preparada tudo era muito novo”.

Segundo Rossi, a direção do hospital pegou uma ala desativada e a reestruturou para acolhimento e atendimento das pacientes suspeitas de Covid-19, onde se tornou um setor dividido em três enfermarias que atenderia obstetrícia, ginecologia e neonatologia, sendo uma sala cirúrgica para atendimentos de pacientes contaminadas com a Covid-19.

Conforme informado, no período de maio a dezembro de 2020, foram atendidas na unidade cerca de 381 pessoas suspeitas ou confirmadas de estarem infectadas e foram realizados 100 partos, atualmente são atendidas em média 6 pacientes por dia, suspeitas de estarem infectadas com Covid-19.

O gerente de assistência à saúde do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, destaca: “Apesar de todo o desafio, veio o reconhecimento, quando a secretaria informou a direção da maternidade que o primeiro parto cesária de paciente covid positivo realizado em uma maternidade, foi realizado em Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, e com isso conseguimos nos antecipar até mesmo a maternidade da capital, em termo de organização e estrutura para atender esse público.”

- Publicidade -
Copiar