25.5 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Moro é aconselhado a retomar planos para 2022

Por

- Publicidade -

Quando se tornou sócio-diretor da consultoria americana Alvarez & Marsal, que tem entre seus clientes empresas encalacradas na Lava Jato, Sergio Moro distanciou-se da disputa presidencial de 2022. Decorridos dois meses e meio, ele é aconselhado por amigos a retomar o projeto político. Embora não admita a candidatura diante dos refletores, Moro soa em privado como se não descartasse categoricamente a hipótese de concorrer ao Planalto.

Moro trocou o altar de Curitiba pelo viveiro de cobras de Brasília imaginando-se portador de um destino. Virou uma fatalidade. Num instante, ganharia poltrona no Supremo. Noutro momento, seria vice de Jair Bolsonaro. No final, foi condenado —ou condenou-se— à fritura perpétua. Fritaram-no —ou fritou-se— no Planalto e no Congresso. Agora, já bem passado, arde no óleo quente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal.

Ironicamente, as togas anti-Lava Jato —ou pró-Lula— queimam Moro na sua própria gordura. Utilizam na carbonização as mensagens arrancadas por hackers do aplicativo de celular em que Moro e os procuradores de Curitiba exibiam o seu sentimento de invulnerabilidade. Na avaliação dos amigos, que começa a ser absorvida por Moro, a provável lavagem da ficha suja de Lula virou um processo de emporcalhamento da biografia do seu algoz.

Nesse ambiente, a candidatura presidencial de Moro seria uma espécie de imperativo de autodefesa. Moro revela-se incomodado com o que chama de “criminalização” da Lava Jato. E os amigos receiam que, fora do ringue eleitoral, o autor da sentença que proporcionou a Lula uma temporada na cadeia será moído durante a campanha. Candidatando-se, Moro reivindicaria a paternidade da causa anticorrupção, que ficou órfã.

De repente, bater em Moro ficou fácil como amassar uma carta que já saiu do baralho. Ministros do próprio Supremo observam o balé de elefantes em que se converteu a Segunda Turma, dando de barato que a anulação da sentença do tríplex será seguida de uma tentativa de rever o veredicto do sítio de Atibaia, com pedido de liminar para devolver a foto de Lula à urna eletrônica.
O risco que as togas supremas correm é o de devolver ao baralho de 2022 não uma, mas duas cartas: Lula e Moro. A julgar pelas pesquisas, o eventual retorno do ex-juiz ao jogo fazendo pose de vítima de um complô anti-Lava Jato teria potencial para, no mínimo, embaralhar a polarização tão desejada por Lula e Bolsonaro.

  • Por Josias de Souza, colunista do UOL.
- Publicidade -
Copiar