Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Cristovam Moura assume a Casa Civil após exoneração de Donadoni
  • Expoacre Juruá será aberta nesta terça-feira em Cruzeiro do Sul com show de Nathanzinho
  • Morre Mariquinha, mãe do deputado Edvaldo Magalhães, aos 85 anos
  • Homem é preso por agredir enteada e filha na zona rural de Cruzeiro do Sul
  • Apoio a Fábio Rueda gera demissão de Donadoni da Casa Civil
  • Conta de luz pode ficar mais cara no Acre após decisão da Aneel
  • Acre tem mais de 150 vagas de emprego abertas nesta terça-feira (30); veja como se candidatar
  • Justiça do Acre rejeita mandado de segurança e mantém lista tríplice do TCE
  • WhatsApp libera nome de usuário e passa a dispensar número de celular
  • Sol, calor e chuva isolada: veja como fica o tempo no Acre nesta terça-feira (30)
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, junho 30
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Mulheres indígenas plantam 150 mil árvores na Amazônia equatoriana

Por Redação Juruá em Tempo.22 de fevereiro de 20212 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma ação entre a ONG One Tree Planted e a Associação de Mulheres Sapara, ou Ashiñwaka, está permitindo a restauração de uma importante área da Amazônia equatoriana. A iniciativa conjunta para plantar 150 mil árvores de espécies nativas em 100 hectares começou em 2020 e foi liderada por um grupo de 120 funcionários e voluntários formado em sua maioria por mulheres indígenas e suas famílias.

O plantio de árvores está ajudando a restaurar a floresta amazônica nativa, ao mesmo tempo em que empodera as mulheres Sapara como líderes em suas comunidades, funcionando como fonte de renda para elas e aumentando a sua autonomia como agentes de mudança.

Liderada pela ativista Gloria Hilda Ushigua Santi, a Associação de Mulheres Sapara foi criada em 2009 para proteger os direitos fundamentais das mulheres ameaçadas pela violência e intimidação na defesa de suas terras.

A nação Sapara é um dos vários grupos indígenas que vivem na Amazônia equatoriana e já correspondeu a uma das maiores populações da região, mas hoje tem menos de 600 membros.

Nos últimos anos a exploração de petróleo na área vem ameaçando o modo de vida de seus habitantes e comprometendo um dos ecossistemas mais diversos do planeta.

De acordo com a organização sem fins lucrativos com sede em Vermont (EUA), o plantio de árvores ajudará a prevenir a erosão do solo e manter os rios limpos. O reflorestamento da área também vai permitir manter a temperatura e a fertilidade do solo ao longo do tempo, facilitando a regeneração da floresta tropical.

Para ajudar este e outros projetos de reflorestamento é possível fazer doações para a One Tree Planted.

  • Por Lígia Nogueira, do UOL.
Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.