23.6 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Porto Walter está sem médicos em meio a pandemia da Covid-19

Por

- Publicidade -

O município de Porto Walter encontra-se em uma crise devido a falta de profissionais médicos. Atualmente a cidade conta com apenas uma profissional que atende pelo município através do Mais médicos. A unidade mista que funciona como hospital encontra-se no momento sem nenhum profissional para atender as Urgências e Emergências.

Vereadores se reuniram e foram até a administração do hospital para pedirem esclarecimentos e soluções dos gestores.

Segundo a coordenação local, o hospital dispunha de dois médicos de maneira continua, mas desde o mês de novembro um deles pediu exoneração e o outro atende apenas quinze dias ao mês. Além disso, esse medico é do grupo de risco por conta da idade avançada. Ele está afastado desde o dia quinze de fevereiro.

A comitiva foi informada que desde o primeiro momento a administração comunicou aos superiores da SESACRE a respeito na situação, assim como solicitou a contratação de novos profissionais.

Os atendimentos ambulatoriais de urgência são encaminhados para a única medica na cidade contratada pelo município que faz encaminhamento para o Hospital Regional do Juruá.

Os vereadores se reuniram também com o prefeito da cidade César Andrade em seu gabinete. O prefeito contou que o município hoje tem duas medicas contratadas pelo Mais Médicos, mas somente uma está prestando atendimento pois a outra está de atestado por problemas de saúde.

Houve um edital do programa, mas o município não foi contemplado porque haviam outros profissionais nas vagas, os mesmos se afastaram depois do certame. Hoje o município tem duas vagas pelo cadastro do Mais Médicos e aguarda as próximas movimentações do Ministério da Saúde que é quem gere o programa. Atualmente o município está impedido de contratar por conta própria esses profissionais.

“É muito preocupante a situação, pois em tempos comuns já existem urgências, a situação se agrava com a covid-19. Esperamos que a situação seja resolvida o mais rápido possível. Iremos entrar em contato com a Assembleia Legislativa para que se juntem a nós nessa situação.” disse Robson Rodrigues, presidente da Câmara municipal.

“Eu e os vereadores estamos preocupados com toda essa situação. Me procuraram e prontamente os recebi. O nosso esforço será conjunto para que as vagas sejam preenchidas. Já entrei em contato com a Coordenadora do Mais Médicos no Acre e vamos aguardar o preenchimento através do edital do ministério”, declarou o Prefeito Cesar Andrade a nossa reportagem.

- Publicidade -
Copiar