Ícone do site O Juruá Em Tempo

Programa Água para Todos vai beneficiar mais de 120 mil pessoas no Juruá

Segunda maior cidade do estado, Cruzeiro do Sul foi escolhida pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) para receber um audacioso projeto de abastecimento domiciliar de água potável. O investimento, orçado em R$ 2 milhões, vai perfurar 20 poços artesianos na região, levando água tratada para mais de 120 mil pessoas.

Na manhã desta sexta-feira, 12, a presidente do Departamento, Waleska Dessoti, acompanhou o início da perfuração do primeiro poço, em uma área no bairro Aeroporto Velho. “Esse investimento vem para contemplar milhares de famílias que ainda não possuem fornecimento regular de água tratada. O governador determinou a execução do projeto e viemos aqui para acompanhar o início dos trabalhos”, disse.

José Braz, gerente do Depasa no Juruá, explicou que, utilizando um caminhão perfuratriz, equipado com uma sonda rotativa pneumática, o primeiro poço deverá ter 150 metros de profundidade e, quando concluído, fornecerá entre 40 e 50 mil litros por hora. Será instalado um reservatório elevado, com a expansão da tubulação até a rede de distribuição já existente.

“Estamos cumprindo a determinação do governador para melhorar o sistema de abastecimento de água no Juruá. Este projeto aqui no Aeroporto Velho vai atender mais de seis mil pessoas. É um marco histórico para a região, porque o investimento é bem abaixo do que foi executado pelo governo anterior”, disse. Braz disse ainda que a proposta é perfurar 20 poços nas cidades da região até dezembro de 2020.

Sair da versão mobile