23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Segurança pública já capacitou mais de 500 policiais desde o último semestre

Por

- Publicidade -

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tem capacitado os profissionais das forças de segurança nos níveis estratégico, tático e operacional. Por meio do Curso Operacional Integrado (COI), iniciado em setembro de 2020, mais de 500 profissionais já receberam instruções de abordagem a veículos e pessoas, armamento, munição e tiro, técnica de uso de algema e sobrevivência policial.

Capacitação busca aperfeiçoar os operadores com ênfase na integração das forças e na operacionalidade voltada para a realidade policial Foto: Divulgação

A 15ª turma do COI foi encerrada no último sábado, 6, em Rio Branco, e reflete o comprometimento do governo do Acre com a valorização dos profissionais de segurança pública. O curso é coordenado pelo Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), e tem a finalidade de aperfeiçoar os operadores com ênfase na integração das forças e na operacionalidade voltada para a realidade policial.

O tenente-coronel Assis Santos, que atua como coordenador das disciplinas de armamento e tiro e sobrevivência policial, explicou que, além da preparação para a atividade policial, outro objetivo é capacitar os profissionais para situações de postura e defesa pessoal durante os momentos de folga. “A ideia é nivelar as atividades e procedimentos, criando um padrão único, pois o público-alvo é o policial, independente da atividade que esteja desempenhando, seja operacional ou não”, destaca.

Assis Santos esclarece que a instrução também atua no resgate e restabelecimento do espírito combativo daqueles que não estão atuando no campo operacional há algum tempo e na melhora daqueles que estão na atividade-fim.

Com vasta experiência, os profissionais repassam os conhecimentos adquiridos. Foto: Divulgação

Um dos alunos da 15ª turma, o soldado PM Jhonatan Santos, ressaltou que o COI foi técnico e essencial para aprimorar o que já havia aprendido durante o Curso de Formação de Soldados. “As instruções de tiro e sobrevivência policial me mostraram que nunca estamos preparados totalmente para poder agir em certas situações e sempre existe uma tática diferente que pode ser adotada ao sair para o combate na rua”, afirma.

Profissionais das polícias Militar, Civil e Penal e do Corpo de Bombeiros Militar com vasta experiência repassam os conhecimentos adquiridos. Um desses facilitadores é o tenente-coronel Assis Santos, que já atuou como instrutor em capacitações de nível nacional e internacional. Teve experiências como instrutor do Departamento Nacional de Segurança Pública e realizou treinamentos de tropas especiais no México, Peru e Bolívia.

O COI tem carga de 60 horas-aula, sempre ministradas de segunda a sábado, e tem como público-alvo integrantes de todas as forças de segurança, tanto da capital como do interior. Devido à pandemia de Covid-19 e ao decreto nº 7.849, em que o governo indica o retorno do estado à bandeira vermelha, o início das aulas da 16ª turma está previsto para o próximo dia 20, caso não haja prorrogação da norma.

- Publicidade -
Copiar