Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Em alta

VÍDEO: autista não verbal é amarrado em banheiro de escola; professora é presa

9 de julho de 2025

Menino se emociona ao subir ao palco com Wesley Safadão no Acre: “Estava muito nervoso”

9 de julho de 2025

Acre fica de fora de leilão da Caixa Econômica que oferece imóveis a partir de R$ 70 mil

9 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • VÍDEO: autista não verbal é amarrado em banheiro de escola; professora é presa
  • Menino se emociona ao subir ao palco com Wesley Safadão no Acre: “Estava muito nervoso”
  • Acre fica de fora de leilão da Caixa Econômica que oferece imóveis a partir de R$ 70 mil
  • Papa Leão diz a Zelenski que Vaticano está disposto a sediar conversações de paz
  • Entenda a disputa milionária pelo seguro do acidente de Marília Mendonça
  • ‘Muito desgastante’, diz Lexa sobre dívida milionária com MC Guimê
  • Idosa de 72 anos é sequestrada e morta após invasão a residência em ramal no interior do Acre
  • Rio Branco e Cruzeiro do Sul tem níveis de poluição no ar acima das diretrizes da OMS
  • Encerramento do projeto “Redação Nota 1000” marca transição para o EducaAleac
  • Cruzeiro do Sul convoca aprovados em seletivo da Educação
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, julho 9
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Colunas»Coluna SER; por: Simone Cordeiro.

365 DIAS

Por Redação Juruá em Tempo.17 de março de 20213 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Há exatos 365 dias (um ano) o governo do estado do Acre decretava as primeiras medidas para o enfrentamento da Covid-19. Os decretos estadual e municipal seguiam recomendações da Organização Mundial de Saúde; a crise sanitária na Europa, por alguns instantes, nos pareceu tão distante; a palavra quarentena parecia definir o período de mudanças; novo coronavírus passou a ser uma palavra sempre presente nos telejornais, webjornais ou em rodas de conversa; falávamos sobre o “novo normal”; a Covid-19 ou o Covid-19, qual seria mesmo gênero dessa palavra tão usada, ainda não classificada pelos dicionários?

Já são 365 dias! Quantas descobertas! Descobrimos que o vírus poderá levar à morte, não só os idosos e/ou as pessoas que pertencem a algum grupo de risco; descobrimos que mesmo tendo um histórico de atleta é possível ser uma vítima fatal; descobrimos que a palavra quarentena não define um tempo cronológico; descobrimos o valor das diferentes profissões: professores, médicos, garis, entregadores, coveiros etc.; descobrimos que o sintagma nominal “novo normal” foi uma idealização na tentativa de amenizar a realidade.

É preciso em primeiro lugar pensarmos no significado das unidades léxicas “novo” e “normal”. Se consideramos que há um “novo normal”, precisaremos aceitar que anteriormente vivíamos uma normalidade; apesar das desigualdades sociais, raciais, de gênero; da violência; das explorações; das intimidações etc. que constantemente presenciávamos por meio dos inúmeros veículos de comunicação. A menos que tenhamos perdido todo senso de moralidade, respeito e amor pela humanidade, poderemos confirmar que vivíamos em uma normalidade.

Já são 365 dias! O Brasil já registrou mais de 11 milhões de casos da doença, mais de 10 milhões de pessoas foram recuperadas, e quase 300 mil pessoas foram mortas. No Acre, contamos mais de 60 mil casos da doença, e mais de mil mortos. Os hospitais estão lotados, não há UTI suficiente para os doentes; a jornada de trabalho dos profissionais da Saúde aumentou, e os esgotamentos físico e mental são consequências. Os médicos que há 365 dias eram aplaudidos e homenageado; agora, são agredidos. O desemprego cresceu consideravelmente; os preços da cesta básica, combustíveis e gás de cozinha atingiram altos preços.

Já são 365 dias! As medidas indicadas pela OMS e descritas no 1º decreto estadual ainda estão em vigor: uso de máscaras, distanciamento social, álcool gel. Abaixo a ciência! Eis os facebookianos, com teoria sobre: a esquerda e a direita, o certo e o errado, o bem e o mal, o Cristo e o anticristo; o radicalismo partidário – se não for a favor do presidente é PT; o verde-amarelismo com o conservadorismo mais radial e velado por valores morais: em nome de Deus, da família, da pátria. Nunca se leu tão pouco; nunca se interpretou tão mal. “Precisamos manter o distanciamento social”; “usem máscaras”; “máscaras não têm eficácia comprovada”; “sai ministro, vem ministro”; “tem auxílio emergencial”; “cloroquina, sim; cloroquina, não!”; “sai ministro, vem ministro”; “ordem e progresso”; “vão pra puta que pariu”; “não tem mais como pagar auxílio emergencial”; “Lula livre!”; “vamos pagar o auxílio emprego”; “vem ministro…”

Já são 365 dias e o “novo normal” não está normal.

Se te tiram a razão, não me tirem a palavra!

Por:
Publicidade
Últimas Notícias
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.