Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Acre participa de reunião com governadores sobre compra da vacina Sputnik V

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O secretário de Estado da Saúde, Alysson Bestene, participou na manhã desta terça-feira, 2, de uma reunião na sede do laboratório farmacêutico União Química, em Brasília, representando o governador Gladson Cameli.

O evento, que reuniu a maioria dos governadores ou seus representantes, foi para a empresa anunciar que, a partir de agora, está à frente da fabricação e venda das vacinas russas Sputnik V, imunizante para a Covid-19.

Em apresentação que durou mais de uma hora e meia, foram ressaltados, entre outros aspectos, a capacidade técnica e operacional e o atendimento aos critérios de fabricação, incluindo os de segurança, exigidos pelos órgãos de saúde do Brasil.

Os dirigentes também esclareceram aos governadores que, além de já terem protocolado sexta-feira na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para uso emergencial no Brasil de dez milhões de doses da Sputnik V, entrarão ainda esta semana com o pedido para liberação definitiva.

Segundo a empresa, o Ministério da Saúde já reservou um lote de dez milhões de doses da vacina e está aguardando somente a liberação de uso emergencial para que sejam enviados da Rússia para o Brasil e então distribuídos aos estados.

Posteriormente, afirmaram os diretores, com a liberação em caráter definitivo, haverá condições de, ainda neste primeiro semestre, fabricar mais oito milhões de doses, uma vez que o insumo já foi disponibilizado pela Rússia para o laboratório.

De acordo com a empresa, a vacina russa apresentou um índice de 91,4% de eficácia contra o novo coronavírus na última etapa de testes. Os dados da fase 3 ainda não foram revisados por pares. E, ainda de acordo com autoridades russas, mais de um milhão e meio de pessoas já foram imunizados com a Sputnik V no mundo.

Alysson Bestene disse, ao final da reunião, que existe a intenção dos governadores presentes formarem um grupo para aquisição direta das doses. “O governador Gladson Cameli já havia manifestado a intenção de comprar as vacinas diretamente pelo governo do Estado. Caso essas compras diretas sejam aprovadas na Câmara dos Deputados, teremos novas possibilidades de combate à pandemia”, disse.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.