31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Acre participa de reunião para diagnóstico e criação de projetos direcionados à produção em aldeias indígenas

Por

- Publicidade -

O governo do Estado, representado pela Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), marcou presença em uma reunião do Ministério Público Federal (MPF), realizada nesta quinta-feira, 4, em Rio Branco, para contribuir na elaboração de um diagnóstico com vistas a projetos de apoio à produção de alimentos e outros assuntos direcionados às aldeias indígenas do Acre.

Estiveram presentes também representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Distrito Especial Sanitário Indígena (Dsei) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa).

A reunião foi realizada na última quinta-feira, 4. Foto: Cedida/Sepa

No parecer técnico do Ministério Público Federal, ficou indicada como prioridade a implementação de iniciativas de apoio à produção de alimentos, produção sustentável e retomada do Plano de Gestão Territorial, formação continuada dos agentes de saúde, tratamento de água e atuações para o enfrentamento à mortalidade infantil.

O titular da Sepa, Edivan Azevedo, explica que foram apresentados relatórios que já mostram as tratativas ocorridas entre os órgãos envolvidos para o diagnóstico do potencial produtivo das aldeias, bem como há um trabalho de campo previsto para o mês de maio.

“Dos pontos indicados pelo MPF, já estamos trabalhando para o diagnóstico do potencial produtivo de algumas aldeias, juntamente com os órgãos parceiros. Paralelo a isso também estivemos contribuindo em situações de emergência, associadas à mortalidade, como foi no caso das enchentes. A Sepa, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, entregou mais de 500 cestas básicas para famílias indígenas, mostrando seu compromisso com a população indígena”, relatou.

- Publicidade -
Copiar