Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Acre participa de reunião para diagnóstico e criação de projetos direcionados à produção em aldeias indígenas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governo do Estado, representado pela Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), marcou presença em uma reunião do Ministério Público Federal (MPF), realizada nesta quinta-feira, 4, em Rio Branco, para contribuir na elaboração de um diagnóstico com vistas a projetos de apoio à produção de alimentos e outros assuntos direcionados às aldeias indígenas do Acre.

Estiveram presentes também representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Distrito Especial Sanitário Indígena (Dsei) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa).

A reunião foi realizada na última quinta-feira, 4. Foto: Cedida/Sepa

No parecer técnico do Ministério Público Federal, ficou indicada como prioridade a implementação de iniciativas de apoio à produção de alimentos, produção sustentável e retomada do Plano de Gestão Territorial, formação continuada dos agentes de saúde, tratamento de água e atuações para o enfrentamento à mortalidade infantil.

O titular da Sepa, Edivan Azevedo, explica que foram apresentados relatórios que já mostram as tratativas ocorridas entre os órgãos envolvidos para o diagnóstico do potencial produtivo das aldeias, bem como há um trabalho de campo previsto para o mês de maio.

“Dos pontos indicados pelo MPF, já estamos trabalhando para o diagnóstico do potencial produtivo de algumas aldeias, juntamente com os órgãos parceiros. Paralelo a isso também estivemos contribuindo em situações de emergência, associadas à mortalidade, como foi no caso das enchentes. A Sepa, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, entregou mais de 500 cestas básicas para famílias indígenas, mostrando seu compromisso com a população indígena”, relatou.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.