Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Menina de 11 anos tem parte do couro cabeludo arrancado após acidente com motor no interior do Acre
  • Justiça barra tentativa do Estado de transferir responsabilidade em transporte de idosa em tratamento
  • Acre vai contemplar 8 mil famílias com o Programa Minha Terra de Papel Passado
  • Foragida do Acre com mandado por tráfico de drogas é presa em condomínio de Porto Velho
  • Câmara Criminal absolve pastor acusado de assédio sexual contra fiel no interior do Acre
  • Polícia Militar evita possível sessão de tortura do “tribunal do crime” na Vila Santa Luzia
  • Adolescente indígena é encontrado após 11 dias perdido na floresta em Marechal Thaumaturgo
  • Rio Juruá apresenta vazante, mas mantém moradores em abrigos
  • Suspeito de estelionato é preso após aplicar golpes em serviços no Vale do Juruá
  • Corinthians tem negociação avançada com Fernando Diniz
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, abril 6
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Artigo: Planejar é preciso…

Por Redação Juruá em Tempo.29 de março de 20213 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Segundo Henri Fayol, considerado um dos pais da Administração, existem quatro atividades essenciais na gestão de empresas e organizações. Essas quatro atividades, em conjunto, formam o chamado ‘processo administrativo’.

O processo administrativo é o fundamento básico da administração. É impossível afirmar que se gerencia um negócio sem colocá-lo em prática. As quatro atividades que o formam são: planejamento, organização, execução e controle.

Hoje vamos escrever sobre o planejamento, pois conforme combinamos na primeira semana desta coluna, às quartas-feiras iremos abordar temas ligados à gestão e negócios.

Planejar é tomar decisões antecipadamente. Quando, por exemplo, estamos planejando nossas férias, tomamos uma série de decisões, antes mesmo de sair de casa, que são fundamentais para férias sem problemas. Decidimos para onde vamos, onde iremos ficar, quanto poderemos gastar, como vamos chegar lá, e etc… Neste exemplo, imaginamos uma situação ideal, férias perfeitas, e buscamos tomar as decisões corretas para alcançar aquela situação desejada.

Planejamento, nas empresas, funciona da mesma forma. Planejar é imaginar como queremos que a empresa esteja no futuro para definir os materiais e ações necessários para chegar lá. Ou seja, planejar é definir metas e objetivos, definir rumos, escolher destino.

Podemos fazer isso de qualquer jeito? Escolher com base no “uni duni tê”? É claro que não. Planejar e definir metas e objetivos requer busca de informações, necessita de profissionais atualizados e conscientes do que acontece no mercado do qual a empresa faz parte.

Talvez esteja aí o grande problema e a maior dificuldade das empresas em colocar em prática o planejamento. Os gestores, de modo geral, estão tão ocupados ‘apagando os incêndios” diários, que lhes falta tempo para sentar, observar, se informar e, assim, poder planejar o futuro.

Quando isso acontece, e é mais comum do que se imagina, a empresa fica sem foco, não se consegue alcançar a união e o trabalho em equipe, uma vez que o time de colaboradores não sabe para onde devem dirigir seus esforços, qual caminho seguir, para onde ir.

A empresa, neste cenário, acaba como um barco àvelas no oceano: vai para o lado em que o vento bater, fica à deriva, ao sabor das marés. O que, neste momento de tormenta e concorrência cada vez mais acirrada é um perigo para a sobrevivência dos negócios.  

Sem planejamento não há gestão e sem gestão não existem clientes satisfeitos. As empresas precisam compreender que, parafrasear Fernando Pessoa, planejar é preciso, se não viver é impossível.

​

César Gomes de Freitas é professor do Instituto Federal do Acre (IFAC). Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, doutorado pelo IOC/Fiocruz, mestrado pela UCDB e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.