24.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Em Cruzeiro do Sul, profissionais de saúde recebem a vacinação da primeira e segunda dose da vacina contra coronavírus

Por

- Publicidade -

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde, de Cruzeiro do Sul, em continuação com o calendário de vacinação no Drive-thru, que está localizado no estacionamento do teatro dos Náuas, realizou a vacinação da primeira e segunda dose dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente em combate a Covid-19.

Segundo Agnaldo Lima, secretário de saúde do município, existem duas equipes de saúde, tanto para a primeira quanto para a segunda dose dos imunizantes. “Também temos duas equipes itinerantes uma visitando os laboratórios para a vacinação daqueles profissionais que ainda não receberam a primeira dose e também uma outra equipe itinerante domiciliar, daqueles idosos acamados que não receberam a primeira dose e de alguns idosos acima de 65 anos que por algum motivo tiveram algum problema de locomoção.”

De acordo com o secretário, a vacinação dos idosos com mais de 65 anos, acamados, estará acontecendo somente na zona urbana, para depois seguir para a zona rural. “Nesse momento o atendimento será na zona urbana vamos aguardar mais vacina que está chegando essa semana e nós iremos fazer planejamento para começarmos na zona rural”.

Na última quinta-feira (25), o que chamou a atenção de muitos, foi uma fila extensa de veículos com várias pessoas à espera para serem imunizadas, mas Agnaldo, destacou que tudo está acontecendo dentro da previsão da secretaria. “Tudo o que nós planejamos realmente ocorreu. Fizemos um dia de uma faixa etária de mais idades e ocorreu tudo dentro do planejado, tanto que nós conseguimos vacinar num único dia mais de mil pessoas.”

O Drive-thru do Teatro dos Náuas continuará com a vacinação, que acontecerá com o grupo prioritário com comorbidades, após os idosos de 60 anos serem vacinados.

A vacinação irá acontecer de maneira diferente, onde será necessário a realização de um cadastro para comprovar a existência da doença declarada. Outro item a ser destacado é que um sistema identificará o é o número de pessoas cadastradas no SUS com doenças crônicas.

Esse cadastro servirá também para a vacinação, por esse motivo será necessário que as pessoas que tenham algum tipo de doença crônica procurem os postos de saúde nos seguintes dias: Terça-feira (30) -Diabéticos e Hipertensos; na quarta-feira (31) doenças pulmonares e cardiovasculares, quinta-feira (01) portadores de próteses biológicas, mecânicas e dispositivos cardíacos e acidente vascular cerebral.

Na segunda-feira (05) doenças renais, indivíduos transplantados de órgãos ou medula óssea, pessoas com HIV, problemas reumáticos e pacientes com câncer; na terça-feira (06) obesidade mórbida com índice de massa corporal igual ou superior a 40 e por fim na quarta-feira (07) pessoas portadoras de anemia falciforme e síndrome de Down.

- Publicidade -
Copiar