Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Em Marechal Thaumaturgo, Gladson comemora obra de energia solar e anuncia investimentos para a Vila Restauração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Localizada às margens do Rio Tejo, na Reserva Extrativista do Rio Juruá, a Vila Restauração foi o destino do governador Gladson Cameli na manhã desta quinta-feira, 18. Ao lado do presidente da Energisa, José Adriano Silva, o governador autorizou o início da obra de implantação da usina fotovoltaica de energia solar, que vai atender as 147 famílias que vivem na comunidade.

Também acompanharam o governador o presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior; o deputado estadual Wagner Felipe; o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ronald Polanco; o procurador de Justiça Samy Barbosa; o presidente do Deracre, Petronio Antunes; e os secretários Flávio Silva, da Casa Civil, e Silvania Pinheiro, da Comunicação.

A obra será executada em etapas, e na primeira fase vai instalar 600 placas com capacidade de gerar 45 kWh, suficientes para ofertar energia elétrica 24 horas por dia. Hoje a comunidade é atendida por uma usina a base de combustível, que funciona somente três horas e meia durante a noite.

“Esse projeto começou a ser desenhado em 2019. Vamos construir uma usina solar que vai fornecer energia sustentável. É um projeto inovador e escolhemos o Acre porque esta região vive em perfeita harmonia com a floresta”, disse o presidente da Energisa.

Há mais de 25 anos os moradores sonham com energia elétrica disponível 24 horas por dia. Foto: Pedro Devani/Secom

O prefeito de Thaumaturgo, município responsável pela administração da Vila, lembrou o quanto essa obra era esperada pela comunidade. Há mais de 25 anos os moradores sonham com energia elétrica disponível 24 horas por dia e agora, presume ele, a espera está perto de terminar.

“Quando essa energia chegar à casa dos moradores vai estar chegando o fim de uma longa espera. É uma luta de todos, mas o governador foi muito importante. Aqui nós estamos no coração da reserva extrativista e esse projeto vai ser modelo para a Amazônia“, acredita Isaac.

O governador Gladson Cameli lembrou que a implantação da rede de energia foi uma promessa de campanha que começou a ser cumprida com o apoio da Energisa. Quando usou a palavra, ele fez referência às suas raízes, e recordou que a família do seu pai é natural daquela região.

Governador destacou a importância da obra para a comunidade. Foto: Pedro Devani/Secom

“Gente, eu sinto falta de estar mais próximo do povo que me deu a oportunidade de ser governador, mas neste momento vocês sabem que é impossível. Eu sei o que essa obra representa, porque minha família é daqui, das barrancas do Juruá. A Energisa tem sido uma grande parceira. Quero aqui agradecer ao presidente pelo empenho e pelo compromisso e pedir a vocês que se cuidem. A energia já tá chegando e em breve vamos trazer mais investimentos pra vocês” , disse.

Operação Apoio chega a Marechal Thaumaturgo

Recurso será aplicado em operações de retirada de entulhos, limpeza de ruas e desobstrução de bueiros. Foto: Pedro Devani/Secom

O repasse de recursos financeiros do Estado para os municípios atuarem no enfrentamento e combate à dengue e outras doenças no interior do Acre beneficiou nesta quinta-feira, 18, a cidade de Marechal Thaumaturgo. Durante agenda na Vila Restauração, o governador Gladson Cameli e o presidente do Deracre, Petronio Antunes, assinaram, com a prefeitura local, um convênio liberando R$ 50 mil.

O dinheiro, explicou Petronio, deve ser aplicado em operações de retirada de entulhos, limpeza de ruas e desobstrução de bueiros. O prefeito Isaac Piyãko disse que aguardava ansioso pelo repasse, porque pretende aproveitar o início da estiagem para executar os serviços. Marechal Thaumaturgo tem cerca de 19 mil habitantes e a maioria reside na zona rural.

Recuperação da pista de pouso da Vila Restauração

Comunidade Restauração. Foto: Pedro Devani/Secom

Ainda na visita à Vila Restauração, o governador Gladson Cameli assinou ordem de serviço para obras de recuperação da pista de pouso da comunidade. A Vila é isolada, encravada na Reserva Extrativista do Alto Juruá, aonde só é possível chegar de barco, numa viagem que dura até 1 e horas, saindo de Thaumaturgo, ou de avião. Atualmente a pista não oferece condições normais para pouso e decolagem. A revitalização será executada pelo Deracre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.