Rio Branco, Acre, 14 de maio de 2021

Estado do Acre é o primeiro a disponibilizar o serviço de pagamento de tributos via Pix

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A modalidade Pix, pagamento eletrônico lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, será mais um aliado no pagamento de tributos da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz). O Estado é pioneiro na utilização da ferramenta, considerada um avanço em termos de tecnologia.

Os boletos como Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outros, desde que emitidos pelo site da Sefaz poderão ser pagos via Pix.

“Com utilização da ferramenta, quem ganha é o contribuinte, com mais facilidade e menos burocracia”, destacou o secretário da Fazenda durante a reunião com equipe técnica. Foto: José Caminha /Secom

O convênio entre a Receita Federal e Banco do Brasil desde novembro disponibiliza o pagamento de débitos via Pix, todavia nenhum estado oferecia o serviço. O Acre é o primeiro a implantá-lo, de modo a facilitar a vida do contribuinte acreano.

Para pagar os impostos, o contribuinte terá apenas que abrir o aplicativo de qualquer banco ou instituição financeira participante do Pix e apontar a câmera do celular para o Código QR. A transação é concluída em até 15 segundos e o reconhecimento do pagamento na Sefaz se dá a cada 15 minutos.

Para o secretário da pasta, Rômulo Grandidier, o serviço da equipe de Tecnologia da Informação da secretaria trabalha para recepcionar o serviço e destaca a medida. “A parceria das equipes do Estado e do Banco do Brasil garantiu que o Acre fosse o primeiro a disponibilizar o serviço. Com o avanço em termos tecnológicos no pagamento de tributos na utilização da ferramenta, quem ganha é o contribuinte, com mais facilidade e menos burocracia”, frisa Rômulo.

A equipe responsável pelo projeto ressaltou que a ferramenta permite a modernização fazendária e incentiva a inovação, além de trazer benefícios à população. “Além da disponibilização de um serviço importante para o povo acreano, a implementação do projeto evidencia que com ações coordenadas podemos alavancar projetos de melhorias na secretaria, tanto para o Estado como para o contribuinte. Este é só o começo de mais inovações que virão”, enfatiza o diretor de Administração Tributária da Sefaz, Clóvis Monteiro.

Além disso, a Sefaz busca diariamente modernizar os serviços por meio de uma metodologia ágil. O usuário do serviço estará no centro da solução flexibilizando e, ao mesmo tempo, desburocratizando os meios de arrecadação, trazendo máxima eficiência administrativa e a transformação digital.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.