26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Governo peruano prorroga fechamento da fronteira, podendo agravar crise instalada em Assis Brasil

Por

- Publicidade -

O governo do Peru, através de seu presidente Francisco Rafael Sagasti Hochhausler, anunciou que prorrogará o Decreto de Emergência Sanitária a partir do dia 7 de março, estendendo por mais 180 dias (seis meses). Com o fechamento das fronteiras, a crise instalada em Assis Brasil, deverá se agravar ainda mais, pois centenas de caminhoneiros estão impedidos de atravessar a fronteira pela ponte binacional, além ainda da presença de muitos imigrantes na região.

Nesta segunda-feira (1) pela manhã, os imigrantes foram para frente da prefeitura de Brasileia reivindicar uma atitude por parte da justiça brasileira. O tempo dado ao Ministério Público Federal para que se manifestasse sobre a contenda terminou no sábado (27) às 19h.

Vários foram os documentos anexados ao processo que está correndo na 2ª Vara da Justiça Federal do Acre, e apontam pelo menos 8 ministérios envolvidos na tentativa diplomática de solucionar a crise. O juiz, Herley da Luz Brasil deverá decidir ainda nesta segunda-feira (1) sobre a liberação da ponte.

Antes de haver uma decisão, o juiz federal entendeu que “o caso se refere a litígio coletivo que envolve situação delicada, em razão da vulnerabilidade social e econômica de imigrantes e do momento histórico da pandemia da Covid-19”.

Segundo apurado, já são centenas de caminhões, sendo a maioria maioria com combustível, que estão impedidos de passar na ponte. A Bolívia é o país mais afetado com esse fechamento, e poderá viver uma situação de desabastecimento de combustível.

- Publicidade -
Copiar