23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Márcio Bittar nega que seja um dos nomes cotados a assumir Ministério das Relações Exteriores

Por

- Publicidade -

Uma fonte de Brasília afirmou que o senador Márcio Bittar (MDB) seria um dos nomes cotados para assumir o Ministério das Relações, ocupado hoje por Ernesto Araújo.  Por mensagem de whats app, o senador respondeu ao site Juruá em Tempo que não haveria a ‘menor possibilidade’

Segundo informações do blog de Andréia Sadi, hospedado no G1, o chanceler está com os dias contados. Após o ultimato do presidente do congresso Arthur Lira à Bolsonaro e a dureza com que o chanceler foi tratado no senado, teriam motivado aliados do presidente a sugerir a troca do ministro.

Ernesto Araújo adotou uma postura alinhada ao governo Trump, o que o levou a um conflito aberto com a China, principal fornecedora dos insumos para as vacinas. O ministro é visto hoje, como um dos entraves ideológicos para que o governo venha a adquirir vacinas.
Sadi cita outros nomes para assumir a pasta como Fernando Collor e Antônio Anastasia, de Minas Gerais, mas uma fonte afirma que o nome de Bittar chegou a ser sondado. Relator do orçamento, Bittar é considerado um político com força no senado, mas ele próprio negou que viria a assumir.

Ernesto deve cair nos próximos dias. Ainda segundo Sadi, a nova escolha estaria entre um nome político, desta vez ligado ao Centrão, ou alguém de perfil mais técnico, do próprio corpo diplomático. A preocupação do planalto, é que a escolha reflita negativamente na base ideológica mais radical do governo, que ainda professa ideias como a de uma cruzada ideológica do ocidente contra o oriente, neste caso representado principalmente pela China.

- Publicidade -
Copiar