Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Mesmo após receber vacina, população deve manter medidas de prevenção contra a Covid

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 2, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Comitê Técnico Estadual de Investigação de Eventos Adversos Pós-Vacinação contra Covid-19 do Acre, reforçou as orientações sobre a importância do cumprimento das medidas preventivas contra a Covid-19, inclusive para as pessoas que já tomaram a vacina.

O corpo leva de 10 a 14 dias  para gerar anticorpos e combater o vírus após receber a vacina. Foto: Marcos Vicentti/Secom/Arquivo

Algumas pessoas imaginam que após receber a 1ª dose da vacina já estarão imunes. Porém, é necessário entender que a vacina contra a Covid-19 é mais uma estratégia de proteção, e que as medidas de prevenção devem continuar sendo seguidas à risca, destaca a chefe do Núcleo de Imunização e Rede de Frio, Renata Quiles.

“O corpo leva um tempo para gerar a resposta imunológica, que vai de 10 a 14 dias após a dose da vacina. Durante esse período, a pessoa pode sim ser infectada, e por isso é importante que todos continuem seguindo os protocolos sanitários”, destacou Renata Quiles.

Uso de máscara e álcool em gel é importante mesmo após a vacina. Foto: Odair Leal/Secom

Ainda de acordo com Renata, o estado pode registrar casos de pessoas que tomaram a vacina e mesmo assim tiveram a doença. “Isso acontece por conta desse tempo de resposta que o organismo precisa, então, o que pode acontecer é que, mesmo pegando a doença, a pessoa infectada sinta de forma leve os sintomas”, explicou.

Para ela, é necessário que a população prossiga cumprindo os protocolos. “A gente espera conseguir fortalecer as medidas sanitárias, para que as pessoas entendam que a vacina não é um fator libertador, mas sim uma forma a mais de se proteger”, explica.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.