Rio Branco, Acre, 22 de abril de 2021

Ministério da Saúde antecipará vacinação dos profissionais de segurança que atuam na linha de frente da pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Engajado nas ações de enfrentamento à pandemia, o governador Gladson Cameli não fez cerimônias com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao pedir o aumento no volume de vacinas enviadas ao Acre e urgência na inclusão dos profissionais das forças de segurança no Plano Nacional de Imunização, o PNI, que regula a vacinação contra a Covid-19 em todo o país.

O encontro, realizado na segunda-feira, 29, em Brasília (DF), teve um salto positivo, quando na terça-feira, 30, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde (MS) anunciou a antecipação da vacina para trabalhadores de segurança e salvamento e de membros das Forças Armadas que atuam diretamente na linha de frente da Covid em todo país, logo após reunião com secretários estaduais e municipais de Saúde.

Ainda na terça, o governador Gladson Cameli encaminhou ao ministro Marcelo Queiroga, o ofício assinado por todos os governadores que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legaldo qual Cameli faz parte, solicitando a imunização dos servidores da Educação e da Segurança.

“Cada minuto conta e não podemos perder tempo quando o assunto é salvar vidas. Os profissionais da Segurança vêm trabalhando diuturnamente na linha de frente do combate à Covid-19 e na garantia da segurança da população, o que era justo incluí-los na prioridade das prioridades, claro, dentro das regras e disponibilidades das vacinas. Agradeço a sensibilidade do ministro da Saúde, que incluiu esses profissionais no grupo prioritário. A minha felicidade será completa quando todos estiverem imunizados”, diz o governador Gladson Cameli.

A vacinação será destinada aos profissionais das forças de segurança e salvamento que atuam no atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, apoio à vacinação e vigilância das medidas de distanciamento associadas à prevenção da Covid-19. A cota destes servidores deve ser incluída a partir da próxima distribuição das vacinas.

Os demais trabalhadores da segurança pública e forças armadas, que não se enquadrarem nas atividades expostas às ações de combate à pandemia, deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação contra a covid-19.

O envio do quantitativo de doses de vacinas, de maneira escalonada e proporcional, será definido entre o Ministério da Saúde e os conselhos de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e Conasems, respectivamente).

No caminho certo

Outra boa notícia também veio na terça-feira, 30, em confirmação as boas decisões do governo do Acre nas ações de enfrentamento à Covid-19, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu certificação de boas práticas de fabricação a farmacêutica Inovat Indústria Farmacêutica/União Química, responsável pela produção da Sputnik V.

No dia 22 de março, o governador Gladson Cameli assinou o contrato de aquisição de 700 mil doses da vacina Sputnik V, um marco decisivo no combate à pandemia do coronavírus e renovação de esperança da população acreana por dias melhores.

A certificação é o documento necessário para obtenção do registro de medicamentos biológicos. Ela garante que as empresas cumpram com as boas práticas necessárias para assegurar a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos. Além da Sputnik V, a Janssen-Cilag Farmacêutica também obteve certificado da Anvisa.

Previsto para chegar ao estado até a segunda metade de abril, o lote único das doses da Sputnik V assegura a imunização de 350 mil pessoas, contemplando todo o público com idade entre 20 e 59 anos. O investimento do governo do Acre na compra das vacinas será de, aproximadamente, R$ 40 milhões.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.