26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Ministério da Saúde autoriza abertura de mais 10 leitos de UTI em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Na última sexta-feira (19), a Agência Brasil, repassou a informação de que o Ministério da Saúde autorizou a criação de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento exclusivo de pacientes graves com Covid-19, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Conforme constatada, a Portaria nº 501/21, que permite a instalação dos leitos de UTI no estado do Acre, com o investimento em torno de 480 mil reais, foi publicada no Diário Oficial da União.

“A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país. Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas”, declarou o Ministério, em comunicado.

De acordo com o Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizam o pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19, ao Ministério, e garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades. O Ministério da Saúde por sua vez, observa entre os aspectos das solicitações de autorização, a curva epidemiológica do coronavírus naquela região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e também corpo clínico para atuação em UTI.

- Publicidade -
Copiar