24 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Mulheres dedicam média de 9 horas a mais do que homens a tarefas domésticas no AC, diz IBGE

Por

- Publicidade -

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a diferença de horas dedicadas por homens e mulheres às tarefas domésticas e ao cuidado de pessoas, é quase o dobro entre um gênero e outro no Acre. São pelo menos 9 hora a mais de cuidados da mulheres em relação aos homens.

Com base em dados de 2019, o levantamento aponta que enquanto o grupo masculino dedica 11 horas em média nestes cuidados, a parcela feminina tem quase o dobro do tempo com 20,4 horas semanais. Dados são das Estatísticas de Gênero – Indicadores sociais das mulheres no Brasil, publicados nessa quinta-feira (4).

A pesquisa observou ainda que no Acre há diferenças dentro do próprio grupo feminino. A média de horas dedicadas a essas atividades é maior entre as pretas e pardas, com 21,3 horas, do que entre as brancas, com 19,2 horas.

Já para os homens, o IBGE informou que há pouca variação tanto em relação a regiões como por raça.

Na média brasileira, as mulheres destinam cerca de 21,4 horas semanais a esses afazeres. Já para os homens, essa quantidade é de 11 horas.

A média total do estado é de 16,7 horas semanais. O que deixa Acre um pouco acima da média da região Norte que teve 16,3 horas por semana.

Outros indicadores

Os dados apontam ainda que as mulheres no estado acreano são mais escolarizadas, porém, têm menor inserção no mercado de trabalho e na vida pública em geral.

Além disso, quando se trata de cargos gerenciais, 54% dos cargos, tanto no setor privado quanto no público, eram ocupados por homens e 46% pelas mulheres, em 2019. A desigualdade entre mulheres brancas e os homens brancos era maior do que entre as mulheres pretas ou pardas e os homens de mesma cor ou raça, em 2019.

Fonte: G1.

- Publicidade -
Copiar