Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

No AC, 57 alunos de medicina que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 tomam 1ª dose da vacina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um grupo de quase 60 estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo informações da prefeitura de Rio Branco.

A vacinação ocorreu na sexta-feira (5), no anfiteatro da universidade. De acordo com a prefeitura, a vacinação faz parte de uma parceria com a Ufac.

Os 57 vacinados atuam na linha de frente no combate ao coronavírus na capital, em Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Hospitais, Policlínicas, Pronto Socorro e maternidade.

Ainda conforme a prefeitura, a vacinação segue os protocolos do Ministério da Saúde. E que todo o regime de assistência já foi vacinado e, por isso, a vacinação iniciou para este público.

Rio Branco suspendeu vacinação de idosos ao zerar estoque — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica

Rio Branco suspendeu vacinação de idosos ao zerar estoque — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica

Vacinação em Rio Branco

O secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, anunciou a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina de combate à Covid-19 na capital acreana para idosos, após zerar o estoque. Essa etapa ficará suspensa até que o município receba um novo lote do imunizante.

Rio Branco, segundo dados divulgados pelo secretário, recebeu um total de 19.370 doses de vacina até agora e 16.770 foram aplicadas. As 2,6 mil doses que sobraram são destinadas aos trabalhadores da saúde que continuam sendo vacinados.

“As vacinas que recebemos para o público de idosos já conseguimos executar todas. E aí, estamos aguardando que, na semana, o Ministério da Saúde possa estar enviando novos lotes para que a gente possa disponibilizar ao público. Vamos aproveitar que não temos vacina para o público nesse momento, para que a gente possa zerar esse público acima de 80 anos que está acamado, tem uns 70 a 80 que não receberam a vacinação”, informou o secretário.

Segundo Lima, mais de 350 idosos acamados já receberam a vacina. O secretário disse ainda que os profissionais de saúde da rede de assistência do estado e município já foram alcançados com a vacinação e a partir desta semana deve ser iniciada a vacinação dos profissionais de saúde da rede privada.

Balanço

Antes de acabar o estoque, a Prefeitura de Rio Branco tinha avançado mais uma faixa etária para imunização contra a Covid-19. Os idosos com 72 anos ou mais puderam receber a vacina em um dos seis pontos de vacinação da capital.

A imunização do novo grupo etário foi anunciada pela Prefeitura de Rio Branco após a chegada do 6º lote de vacinas contra a Covid-19 no estado com mais 5,2 mil doses da CoronaVac. A imunização dos idosos com idade a partir dos 72 anos começou na quinta (4).

Conforme o governo, do total de 5,2 mil doses que chegaram ao estado na quarta (3), 1,1 mil foram destinadas aos idosos e outras 200 para trabalhadores da saúde.

Com informações G1 Acre

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.