23.4 C
Juruá
terça-feira, março 19, 2024

No AC, 57 alunos de medicina que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 tomam 1ª dose da vacina

Por

- Publicidade -

Um grupo de quase 60 estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo informações da prefeitura de Rio Branco.

A vacinação ocorreu na sexta-feira (5), no anfiteatro da universidade. De acordo com a prefeitura, a vacinação faz parte de uma parceria com a Ufac.

Os 57 vacinados atuam na linha de frente no combate ao coronavírus na capital, em Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Hospitais, Policlínicas, Pronto Socorro e maternidade.

Ainda conforme a prefeitura, a vacinação segue os protocolos do Ministério da Saúde. E que todo o regime de assistência já foi vacinado e, por isso, a vacinação iniciou para este público.Rio Branco suspendeu vacinação de idosos ao zerar estoque — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica

Rio Branco suspendeu vacinação de idosos ao zerar estoque — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica

Vacinação em Rio Branco

O secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, anunciou a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina de combate à Covid-19 na capital acreana para idosos, após zerar o estoque. Essa etapa ficará suspensa até que o município receba um novo lote do imunizante.

Rio Branco, segundo dados divulgados pelo secretário, recebeu um total de 19.370 doses de vacina até agora e 16.770 foram aplicadas. As 2,6 mil doses que sobraram são destinadas aos trabalhadores da saúde que continuam sendo vacinados.

“As vacinas que recebemos para o público de idosos já conseguimos executar todas. E aí, estamos aguardando que, na semana, o Ministério da Saúde possa estar enviando novos lotes para que a gente possa disponibilizar ao público. Vamos aproveitar que não temos vacina para o público nesse momento, para que a gente possa zerar esse público acima de 80 anos que está acamado, tem uns 70 a 80 que não receberam a vacinação”, informou o secretário.

Segundo Lima, mais de 350 idosos acamados já receberam a vacina. O secretário disse ainda que os profissionais de saúde da rede de assistência do estado e município já foram alcançados com a vacinação e a partir desta semana deve ser iniciada a vacinação dos profissionais de saúde da rede privada.

Balanço

Antes de acabar o estoque, a Prefeitura de Rio Branco tinha avançado mais uma faixa etária para imunização contra a Covid-19. Os idosos com 72 anos ou mais puderam receber a vacina em um dos seis pontos de vacinação da capital.

A imunização do novo grupo etário foi anunciada pela Prefeitura de Rio Branco após a chegada do 6º lote de vacinas contra a Covid-19 no estado com mais 5,2 mil doses da CoronaVac. A imunização dos idosos com idade a partir dos 72 anos começou na quinta (4).

Conforme o governo, do total de 5,2 mil doses que chegaram ao estado na quarta (3), 1,1 mil foram destinadas aos idosos e outras 200 para trabalhadores da saúde.

Com informações G1 Acre
- Publicidade -
Copiar