Rio Branco, Acre, 22 de abril de 2021

Novas UTIs para Hospital de Campanha do Juruá ainda não tem data para serem instaladas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A direção do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul ainda não sabe a data da instalação das 10 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), autorizadas pelo  Ministério da Saúde na última sexta-feira (19).

Os leitos serão para atendimento exclusivo dos pacientes dr Covid-19 e terão custeio mensal de R$ 480 mil. A demanda foi do governo do Estado.

A nova estrutura será montada no térreo do Hospital de Campanha, próximo a UTI já em funcionando,  onde existem 20 leitos.  Na enfermaria existem  6 leitos  semi-cíticos.

Na última sexta, 19,  as 20 UTIs estavam lotadas e nesta segunda-feira,  21,  16 estão ocupadas,  restando 4 livres.
55 doentes estão  na clínica. No  final de semana  foram registradas 7 altas hospitalares e 5 óbitos.

Falta de médicos

A preocupação da gestão da unidade hospitalar é com relação a equipe para cuidar dos pacientes da nova UTI.  A cada 10 pacientes de UTI é necessário 1 médico plantonista, além de enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos. Todas as 5 cidades do Vale do Juruá têm dificuldades com relação à médicos.

O  pedido de autorização para o custeio dos leitos de UTI  Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem ao Ministério da Saúde ter  a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.  Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Com informações do AC24horas.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.