Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

PF deflagra nova operação que investiga desmatamento na reserva Chico Mendes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Assessoria da Polícia Federal.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (12), a segunda fase da operação “Caiçara” que investiga o desmatamento ilegal na reserva Chico Mendes.

A investigação teve início a partir de alertas de desmatamentos emitidos pelo Sistema PLANET-SCCON – utilizado pela Polícia Federal – o qual constatou duas áreas de desmatamentos de mais de 100bhectares localizadas na reserva extrativista Chico Mendes e em área integrante do Projeto de Assentamento Agroextrativista, no município de Assis Brasil.

A tecnologia adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e utilizada pela Polícia Federal permite o monitoramento de áreas de conservação com imagens de satélites em alta resolução em tempo quase real, o que possibilitou a 3ª ação de repressão a crimes ambientais somente essa semana.

Cerca de 10 policiais federais cumprem 03 mandados de busca e apreensão, tendo as ordens judiciais sido determinadas pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária do Acre.

As investigações continuarão em andamento para identificar outros alertas de desmatamentos emitidos pelo Sistema PLANET-SCCON.

O nome da operação é oriundo da mitologia tupi e faz referência a protetora da mata e dos animais, confirmando o compromisso da Polícia Federal na prevenção e combate aos crimes ambientais.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.