Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Prefeitura de Cruzeiro do Sul estabelece parcerias com povo Katuquina e terá Departamento Indígena

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Durante o encontro foram debatidos assuntos importantes para serem desenvolvidos nos quatro anos de gestão, através de ações parceiras.

Lideranças indígenas do Povo Noke Kui (Katuquina) se reuniram na tarde desta terça-feira, 09, com o Prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima, onde reafirmaram as parcerias com a gestão municipal, através da criação de políticas públicas que levem desenvolvimento e assistência para as aldeias. Durante o encontro foram debatidos assuntos importantes para serem desenvolvidos nos quatro anos de gestão, através de ações parceiras.

Em Cruzeiro do Sul, a área indígena dos Katuquinas, localizada na BR-364, conta com 09 aldeias registradas oficialmente e uma em processo de formação. Durante o encontro com o prefeito, foram tratados assuntos importantes como o etnoturismo, ações culturais, suporte a saúde, produção e agricultura, segurança alimentar, investimentos na área de piscicultura com atendimento técnico e melhorias no sistema de água, após a construção de dois poços artesianos que estão sendo feitos pelo município na terra indígena.

O Cacique do Povo Katuquina, Petrônio Noke Kui, agradeceu a receptividade do prefeito com as lideranças indígenas, e ressaltou a importância da parceria da prefeitura, para que a gestão possa atuar da melhor forma, ouvindo sempre os representantes das comunidades.

“Agradeço a recepção do Prefeito Zequinha, pois tivemos uma reunião muito proveitosa com as lideranças Noke Kui. Tratamos assuntos muito importantes para nossa comunidade, e é muito importante para todos nós. Vamos trabalhar em parceria, isso é um avanço para nosso povo. Quero dizer que a luta continua, e podem contar com todos nós”, destacou o cacique.

O Prefeito Zequinha Lima enfatizou que a gestão tem um compromisso com os povos indígenas. Segundo ele, este é o primeiro encontro com as lideranças, necessário para conversar as melhores formas de atuação do poder público.

“Esse é nosso primeiro encontro com o Povo Katuquina depois que assumimos. Quero parabenizar a organização deles. Eles perderam um grande líder, que era o Fernando, mas logo em seguida reuniram seus representantes e escolherem uma nova liderança. É importante reconhecer a forma como eles conservam sua tradição. Eles têm a Prefeitura de Cruzeiro do Sul como uma parceira. Sabemos a contribuição que podem dar nas mais diversas áreas, mas principalmente na área do turismo, e queremos participar, …enfatizou.

Durante a reunião, o Prefeito de Cruzeiro do Sul tratou com as lideranças sobre a criação do Departamento Indígena Municipal, que será um elo de comunicação entre a gestão e as aldeias, estreitando assim as parcerias e a forma de atuação da prefeitura. O prefeito salientou a importância do desenvolvimento do etnoturismo nas aldeias, através de um plano desenvolvimento em conjunto com os indígenas .

“Todo município ganha com o turismo, pois atrai os moradores da cidade, de outros estados e até de fora do Brasil. Estamos criando o Departamento Indígena, para tratar exclusivamente dessa parte de comunicação com eles, e a partir daí introduzir essa comunicação dentro da nossa gestão, contudo com os secretários. Esse contato é importante para firmamos as parcerias para os próximos anos”, finalizou o prefeito.

Ao final da reunião, as lideranças indígenas fizeram uma apresentação de um ritual espiritual, agradecendo a recepção do Prefeito Zequinha Lima e a parceria firmada entre a gestão e o Povo Katuquina.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.