Ícone do site O Juruá Em Tempo

Procon notifica postos da capital sobre informações detalhadas dos preços dos combustíveis

Como parte do cronograma de ações alusivas ao Dia do Consumidor, que será celebrado na próxima segunda-feira, 15, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) está notificando os postos de combustíveis da capital, Rio Branco, para que cumpram o decreto federal 10.634/2021.

A referida norma estabelece que os postos de combustíveis deverão informar aos consumidores, em painéis afixados em locais visíveis do estabelecimento, os preços reais e promocionais dos produtos, como os valores estimados de tributos das mercadorias e dos serviços oferecidos.

“Os revendedores deverão informar os preços, contendo o valor de referência do ICMS, PIS/Pasep, Cofins e Cide-combustíveis. Ou seja, o consumidor saberá quanto paga pelo produto e quanto paga pelos tributos”, informa a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

O decreto também obriga os postos a informarem os descontos vinculados ao uso de aplicativos de fidelização. Nesse caso, deverá ser divulgado o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo; e o valor do desconto, que poderá ser pelo valor real ou percentual.

No caso de aplicativos que fazem a devolução de dinheiro ao consumidor, o valor e a forma da devolução deverão ser informados de forma correta, clara, precisa, ostensiva e legível aos consumidores.

“Todas essas regras entrarão em vigor 30 dias após a publicação do decreto, que se deu no dia 22 do mês passado. Por isso, já estamos em campo, notificando e orientando os fornecedores, para que realizem estas adequações em seus estabelecimentos”, destaca o agente fiscal do Procon/AC, John Lynneker Rodrigues.

Dúvidas

Qualquer dúvida, reclamação ou denúncia pode ser feita ao Procon/AC pelos contatos telefônicos (68) 3223-7000 ou 151, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, ou pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br ou acessando a plataforma online: consumidor.gov.br .

Os consumidores residentes no Vale do Juruá poderão receber orientações e efetivar reclamações ou denúncias por meio do Núcleo do Procon em Cruzeiro do Sul, enviando um e-mail para o endereço eletrônico: procon.cruzeirodosul@ac.gov.br , ou ligando para o número 3322-1330, das 7h30 às 13h30.

Sair da versão mobile