Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Reservatório de água tratada reforçará abastecimento em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os moradores da área urbana de Cruzeiro do Sul contam com mais um reservatório para reforçar o abastecimento de água do município. O equipamento foi disponibilizado esta semana pelo governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa). Cerca de dez mil pessoas, moradoras dos bairros Aeroporto Velho e Formoso serão beneficiadas.

Com 30 metros de altura e capacidade para armazenar 60 mil litros de água, a estrutura foi resgatada para reforçar o abastecimento de água de Cruzeiro do Sul. Foto:cedida

De acordo com o gerente do Depasa em Cruzeiro do Sul, José Braz, a estrutura para armazenamento de água, que estava instalada na comunidade Boca do Moa, nos arredores de Cruzeiro, acabou ficando subutilizada  e estava prestes a ser arrastada  pelas águas do Rio Juruá.

“Atento ao problema, tratamos de montar a logística para resgatar o reservatório, com grande capacidade, e evitar a perda do patrimônio público, avaliado em cerca de 300 mil reais, para fazer melhor uso do reservatório, a ser utilizado para armazenar a água captada do poço que está sendo perfurado no bairro Formoso”.

Para resgatar e fazer o transporte do Reservatório da Boca do Moa até Cruzeiro foi necessária uma verdadeira força-tarefa e logística diferenciada. A operação contou com o apoio do escritório regional do governo do Acre no Juruá e do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).

“Utilizamos retroescavadeiras, duas caçambas. A retirada do equipamento do local de difícil acesso só foi possível pelo rio, e para isso utilizamos a balsa Comandante Deodato”, destacou o gerente do Depasa em Cruzeiro do Sul.

Com 30 metros de altura e  capacidade de armazenar 60 mil litros de água, o reservatório vai ampliar a capacidade de abastecimento do sistema de Cruzeiro do Sul, que atualmente conta uma estação de tratamento de água (ETA) e 48 pontos de distribuição (poços artesianos), atendendo cerca de 25 mil usuários.

A presidente do Depasa, Waleska Dessotti, destaca que a iniciativa é mais uma ação de governo com o objetivo de ampliar e melhorar o saneamento básico no Acre: “Água é vida, e garantir água tratada para todas as pessoas é uma prioridade para a gestão Gladson Cameli. Nós do Depasa continuamos empenhados em viabilizar projetos na capital e interior do estado”.

Água para todos

Segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul está localizada em área de relevo. Ações e projetos de saneamento exigem estratégias diferenciadas. Com o objetivo de ampliar e melhorar o abastecimento de água na região, o governo, por meio do Depasa, executa o projeto Água para Todos.

A iniciativa já viabilizou a perfuração de cinco novos poços na região do Juruá. Os dois primeiros foram perfurados para atender a necessidade de consumo da Maternidade e da UPA da cidade. O terceiro permitiu aumentar a capacidade de produção da ETA do município, outro poço melhorou o abastecimento no bairro Vila Rica, e o quinto permitirá melhorar a distribuição de água para os bairros Formoso e Aeroporto Velho.

O projeto prevê a perfuração de pelo menos 20 poços. A próxima cidade a receber a intervenção será Tarauacá, onde mais dois poços artesianos permitirão ampliar o abastecimento de água do bairro Corcovado e da penitenciária local.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.