25.5 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Reservatório de água tratada reforçará abastecimento em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Os moradores da área urbana de Cruzeiro do Sul contam com mais um reservatório para reforçar o abastecimento de água do município. O equipamento foi disponibilizado esta semana pelo governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa). Cerca de dez mil pessoas, moradoras dos bairros Aeroporto Velho e Formoso serão beneficiadas.

Com 30 metros de altura e capacidade para armazenar 60 mil litros de água, a estrutura foi resgatada para reforçar o abastecimento de água de Cruzeiro do Sul. Foto:cedida

De acordo com o gerente do Depasa em Cruzeiro do Sul, José Braz, a estrutura para armazenamento de água, que estava instalada na comunidade Boca do Moa, nos arredores de Cruzeiro, acabou ficando subutilizada  e estava prestes a ser arrastada  pelas águas do Rio Juruá.

“Atento ao problema, tratamos de montar a logística para resgatar o reservatório, com grande capacidade, e evitar a perda do patrimônio público, avaliado em cerca de 300 mil reais, para fazer melhor uso do reservatório, a ser utilizado para armazenar a água captada do poço que está sendo perfurado no bairro Formoso”.

Para resgatar e fazer o transporte do Reservatório da Boca do Moa até Cruzeiro foi necessária uma verdadeira força-tarefa e logística diferenciada. A operação contou com o apoio do escritório regional do governo do Acre no Juruá e do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).

“Utilizamos retroescavadeiras, duas caçambas. A retirada do equipamento do local de difícil acesso só foi possível pelo rio, e para isso utilizamos a balsa Comandante Deodato”, destacou o gerente do Depasa em Cruzeiro do Sul.

Com 30 metros de altura e  capacidade de armazenar 60 mil litros de água, o reservatório vai ampliar a capacidade de abastecimento do sistema de Cruzeiro do Sul, que atualmente conta uma estação de tratamento de água (ETA) e 48 pontos de distribuição (poços artesianos), atendendo cerca de 25 mil usuários.

A presidente do Depasa, Waleska Dessotti, destaca que a iniciativa é mais uma ação de governo com o objetivo de ampliar e melhorar o saneamento básico no Acre: “Água é vida, e garantir água tratada para todas as pessoas é uma prioridade para a gestão Gladson Cameli. Nós do Depasa continuamos empenhados em viabilizar projetos na capital e interior do estado”.

Água para todos

Segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul está localizada em área de relevo. Ações e projetos de saneamento exigem estratégias diferenciadas. Com o objetivo de ampliar e melhorar o abastecimento de água na região, o governo, por meio do Depasa, executa o projeto Água para Todos.

A iniciativa já viabilizou a perfuração de cinco novos poços na região do Juruá. Os dois primeiros foram perfurados para atender a necessidade de consumo da Maternidade e da UPA da cidade. O terceiro permitiu aumentar a capacidade de produção da ETA do município, outro poço melhorou o abastecimento no bairro Vila Rica, e o quinto permitirá melhorar a distribuição de água para os bairros Formoso e Aeroporto Velho.

O projeto prevê a perfuração de pelo menos 20 poços. A próxima cidade a receber a intervenção será Tarauacá, onde mais dois poços artesianos permitirão ampliar o abastecimento de água do bairro Corcovado e da penitenciária local.

- Publicidade -
Copiar