Rio Branco, Acre, 22 de abril de 2021

Saúde concentra esforços para transferir 13 pacientes para Cruzeiro do Sul e 6 para Manaus ainda nesta segunda-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Desde o final de semana, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) e do Complexo Regulador Estadual, trabalha em uma operação especial para transferir pacientes e diminuir a taxa de ocupação de leitos UTI Covid das unidades de referência de Rio Branco e, assim, distribuir melhor a demanda entre os municípios do estado.

Neste final de semana, o primeiro paciente foi transferido de Rio Branco para Cruzeiro do Sul para tratamento de Covid-19. De acordo com a gerente do Complexo Regulador do Estado, Ana Cristina Messias, outros 13 pacientes devem ser transferidos para o Juruá ainda nesta segunda-feira, 15, além de outras seis pessoas que também devem seguir para tratamento em Manaus (AM).

“Por conta do horário do aeroporto de Rio Branco, que fecha às 19 horas para voo intermunicipal, não tivemos tempo de embarcar outros pacientes para Cruzeiro do Sul, mas já estamos no aguardo do plano de voo para transferir 10 pacientes de enfermaria e 3 de UTI para Cruzeiro do Sul. E para Manaus, que já temos leitos disponíveis, a transferência dos seis pacientes aguarda apenas a logística de voo da Força Aérea Brasileira, que dará o suporte”, destaca.

Ana Cristina lembra, ainda, que o paciente é transferido desde que haja concordância expressa dele ou de um familiar. “Muitas famílias se mostram resistentes em autorizar, enquanto outras nos cobram a transferência de pacientes para outros estados, o que não depende apenas da Sesacre, e sim, da disponibilidade de vagas”, explica.

Na aeronave que realiza o transporte aeromédico, é possível transferir até três pacientes por vez, desde que não necessitem de suporte mais avançado, como é o caso dos pacientes com uso de ventilação mecânica.  Os seis pacientes que já tiveram transferência autorizada para Manaus são todos para vagas de UTI.

Atualmente, 14 pessoas com novo coronavírus aguardam transferência para leitos de UTI no Sistema de Saúde do Estado, segundo informou o Complexo Regulador da Sesacre, na manhã desta segunda-feira. Neste final de semana, a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede estadual era de 94,3%, enquanto as enfermarias chegaram a 83,3%. No Into, Hospital de Campanha para Covid-19, em Rio Branco, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 100%.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.