24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Sindicatos da Saúde do AC reivindicam melhores condições de trabalho e denunciam falta de insumos

Por

- Publicidade -

Na manhã desta quinta-feira (25), os sindicatos de Saúde do estado do Acre reuniram-se em manifesto na frente do Palácio Rio Branco para reivindicar melhores condições de trabalho, e denunciarem a falta de insumos para o atendimento de pacientes com Covid-19, em unidades de Saúde

Já são, pelo menos, nove sindicatos que, ligados à saúde, fazem parte do ato de reivindicação. Eles pedem ao governo do estado do Acre o pagamento do adicional, tendo em vista que muitos profissionais não receberam ou não recebem, conforme diz Guilherme Pulici, presidente do Sindicato dos Médicos (Sindmed).

“As reivindicações são inúmeras; algumas, precedem esta gestão. Estamos vivendo uma situação em que alguns materiais básicos, insumos básicos, estão em falta; como exemplo, luvas de procedimento lá no Pronto Socorro. Também sofremos com a falta de alguns medicamentos. Alguns já faltam em todo país, como a medicação para intubação traqueal; mas também algumas reivindicações estão em falta, como a questão do pagamento do adicional que alguns profissionais não recebem e a Sesacre não apreciou nesses dois anos de governo” (sic), declarou.

Segundo uma nota, declarada pela Secretaria de Saúde (Sesacre), não existe falta de insumos nas unidades. Na nota, a Sesacre afirma, ainda, que sempre esteve aberta ao diálogo, buscando todas as vezes solucionar problemas; oferecendo, continuamente, melhores condições de trabalho aos profissionais e prezando, em todo momento, pelo bom atendimento à população acreana.

“Esclarecemos que não há escassez de EPIs e/ou medicamentos, principalmente dos itens do kit de intubação que, mesmo sendo uma problemática nacional, esses se apresentam com quantidade satisfatória para o atendimento, de acordo com a necessidade de cada paciente. O pagamento do adicional de insalubridade recebido por servidores da Saúde vem sendo mantido regularmente, alcançando todos os profissionais de acordo com o que prevê a legislação”, declarou a Secretaria através do documento.

- Publicidade -
Copiar