Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Soldados da vida: A corrida frenética contra o tempo para salvar pacientes acometidos pela Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Quando o fôlego fica curto e a vida parece se esvaecer, entram em cena verdadeiros soldados da vida: são os profissionais de saúde. Por trás das roupas plastificadas e bem ornamentadas, que mais lembram um astronauta da agência espacial americana, a Nasa, se escondem profissionais dedicados e aptos a salvar vidas.

No último domingo (28), foi mais um dia de remoção de pacientes acometidos pela covid-19 para hospitais de Manaus-AM. Com 100% dos leitos de UTI ocupados no Acre, o jeito é transferir os doentes para outras regiões do País, na esperança de abrir vagas de UTI e atender a fila de espera, que é gigantesca.

samu 2

O videorrepórter Willamis França, do Notícias da Hora, acompanhou a transferência de três pacientes, internados no Hospital de Campanha do Into e na UPA do Segundo Distrito de Rio Branco, até ao Aeroporto Internacional de Rio Branco. Lá, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) aguardava em solo as ambulâncias.

Um a um, os pacientes, sendo duas mulheres com idades de 47 e 62 anos e um homem, com idade de 67 anos, foram colocados no interior da aeronave.

avião

Acompanhe a videorreportagem e conheça os bastidores da luta contra o vírus e a corrida frenética pela vida, que envolve ao mesmo tempo que responsabilidade e compromisso, medo e tensão. Cada segundo é importante. O médico e responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Acre, Pedro Pascoal, define bem o quadro: “são pacientes graves, são pacientes que apesar do quadro favorável de transporte, não saíram do quadro de gravidade. A qualquer momento pode-se ter uma surpresa, mas a equipe é muito bem treinada”, pontua.

ASSISTA:

  • Texto: José Pinheiro – Videorreportagem: Willamis França, do Notícias da Hora.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.