23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Acre aguarda decisão do STF para efetivar a compra da vacina Sputinik

Por

- Publicidade -

Com a negação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em autorizar a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia, o governo do Acre aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para realizar a compra da vacina.

“É uma situação que nos deixa com várias dúvidas, não entendo porque para uns serve e outros não. Quero saber quando vamos acabar com essa situação, pois vidas estão em jogo. Estou aguardando a decisão dos demais governadores, se o STF autorizar e tivermos embasamento jurídico, vamos aguardar a vacina”, disse o governador Gladson Cameli.

A Anvisa apontou que não recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e não conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada. Entre as diversas falhas identificadas no imunizante, a mais grave é que o adenovírus, usado para carregar o material genético do coronavírus, é capaz de se reproduzir e pode causar doenças.

O Maranhão é um dos 14 estados do Brasil que pediram autorização para importação emergencial de quase 30 milhões de doses da Sputnik. No Acre, o governo assinou um termo de compra de 700 mil doses do imunizante que estava previsto para chegar no fim de abril.

- Publicidade -
Copiar