Rio Branco, Acre, 13 de maio de 2021

Acre aguarda decisão do STF para efetivar a compra da vacina Sputinik

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com a negação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em autorizar a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia, o governo do Acre aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para realizar a compra da vacina.

“É uma situação que nos deixa com várias dúvidas, não entendo porque para uns serve e outros não. Quero saber quando vamos acabar com essa situação, pois vidas estão em jogo. Estou aguardando a decisão dos demais governadores, se o STF autorizar e tivermos embasamento jurídico, vamos aguardar a vacina”, disse o governador Gladson Cameli.

A Anvisa apontou que não recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e não conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada. Entre as diversas falhas identificadas no imunizante, a mais grave é que o adenovírus, usado para carregar o material genético do coronavírus, é capaz de se reproduzir e pode causar doenças.

O Maranhão é um dos 14 estados do Brasil que pediram autorização para importação emergencial de quase 30 milhões de doses da Sputnik. No Acre, o governo assinou um termo de compra de 700 mil doses do imunizante que estava previsto para chegar no fim de abril.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.