Rio Branco, Acre, 14 de maio de 2021

Acre e Bolívia se reúnem em fórum pela segurança da região de fronteira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os governos do Estado do Acre e do Departamento de Pando, na Bolívia, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 29, na cidade de Cobija, para dar início ao Fórum Binacional de Segurança Brasil-Bolívia, com o objetivo de unir esforços contra crimes transfronteiriços.

Liderada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, a comitiva do Acre participou do encontro com representantes das polícias Civil e Militar, agentes penitenciários e Corpo de Bombeiros, além de representantes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Entre as principais discussões entre os países, estão o intercâmbio de informações de inteligência, os sistemas penitenciários, estratégias de combate ao tráfico de pessoas e, principalmente, a luta contra o narcotráfico.

Paulo Cézar destacou que o Acre vive uma condição praticamente única em sua fronteira, conectado a dois países, com a necessidade de uma ação do Estado para minimizar os impactos da violência. Com o governador Gladson Cameli estabelecendo como uma de suas prioridades o combate aos crimes transfronteiriços desde o início da gestão, o governo se prepara para ter seu primeiro Centro Integrado de Comando e Controle ainda neste primeiro semestre, junto a um pacote de ações pontuais por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“A pedido do governador Gladson Cameli, temos nos reunido com as autoridades bolivianas desde o primeiro semestre de 2019 e firmamos uma cooperação técnica que nos permitiu ganhos importantes, principalmente no combate às facções, em recuperar ativos, como veículos, e agora estamos retomando e fortalecendo ainda mais esse trabalho. Trata-se de uma das principais ações do sistema de segurança e é responsável direta pela redução dos índices de violência em 42% ao longo destes primeiros dois anos de gestão”, conta o secretário.

A governadora de Pando, Paola Tarraxas, ressaltou sua felicidade por ter conseguido reunir tantas autoridades em torno de um assunto tão importante que é a segurança da população. Para ela, a união de esforços com o governo do Acre é essencial para manter toda a região de fronteira segura por meio de ações conjuntas.

“Um dos pilares mais importantes de uma sociedade é segurança pública. Ainda mais num momento em que estamos tendo uma crise mundial de saúde e economia. Por isso, estamos hoje fortalecendo a integração entre Bolívia e Brasil e agradeço ao governador Gladson Cameli, que mandou seus representantes. Este é um momento histórico em ir contra a criminalidade e combater nossos inimigos em comum”, destaca a governadora.

O Fórum Binacional contou ainda com as presenças do deputado estadual Luiz Gonzaga, o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, e a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassen.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.