25.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Acusado de participação em “esquema dos computadores” da Educação, Javã Costa é exonerado

Por

- Publicidade -

Javã Costa de Souza, preso durante a “Operação Trojan”, da Polícia Civil, em fevereiro passado, por integrar um grupo acusado de fraudes em licitações públicas na Secretaria de Educação do Estado, foi exonerado do cargo de chefe de Departamento do setor nesta quinta-feira (29), informa o Diário Oficial.

No dia 8 deste mês, o Ministério Público Estadual denunciou Javã Costa, Márcio Matos Mourão, ex-secretário adjunto de Educação, Lucimar Martins Sampaio, a Lu, Soneli Maria da Silva e Cristiano Silva Ferreira, genro do deputado estadual José Bestene (PP), por associação criminosa, fraude em licitação, falsificação de documento particular e modificação ou pagamento irregular em contrato administrativo.

Conforme consta na denúncia do Ministério Público oferecida à Justiça no dia 8 deste mês, Javã Sousa Costa, em 5 de novembro de 2019, então Chefe do Departamento de Tecnologia e Informação da Secretaria de Educação, solicitou ao Departamento de Compras, Licitações e Contratos da secretaria, a compra de 2 mil microcomputadores, indicando Ata de Registro de Preço n° 0058/2019-1, proveniente do Pregão Presencial SRP 1526/2018, da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Amazonas, com a empresa C. Com. Informática Imp. Exp. Comércio E Indústria Ltda – Epp, de propriedade de Cristiano Silva Ferreira e Sonel Marta da Silva, respectivamente, terceiro e quinto denunciados, desconsiderando-se a disponibilidade para Adesão da Ata de Registro de Preço da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, com preços mais vantajosos, e sem qualquer negociação para diminuição dos valores atríbuidos pela empresa.

Ele ocupava cargo de chefe de departamento da Educação desde 30 de janeiro de 2019.

  • Luciano Tavares, do Notícias da Hora.
- Publicidade -
Copiar