22.3 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Após negociação, imigrantes que tentam deixar o Brasil desocupam ponte que liga Acre ao Peru

Por

- Publicidade -

O grupo de imigrantes que ocupava a Ponte da Integração, que liga a cidade acreana de Assis Brasil ao Peru, desde as primeiras horas desta segunda-feira (12) liberou o tráfego no local após negociação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC). Com a fronteira fechada devido à pandemia, os imigrantes tentam deixar o Brasil, mas são impedidos pelas autoridades peruanas.

Esse é o segundo protesto registrado no local em menos de dois meses. No dia 8 de março, após a Justiça Federal deferir o pedido da União para reintegração de posse imediata, um outro grupo de imigrantes que estava acampado na ponte deixou o local, de forma pacífica e o fluxo de veículos foi liberado, depois de mais de 20 dias de protesto.

O novo bloqueio foi organizado por um grupo de cerca de 50 imigrantes formado por maioria de nacionalidade cubana, além de haitianos, venezuelanos e também africanos.

Ao G1, o secretário de Assistência Social de Assis Brasil, Quedinei Correia, explicou que a ponte foi liberada no decorrer da tarde e os veículos que aguardavam passagem já seguiram viagem. Ele afirmou que parte dos imigrantes se disponibilizou a ir para o abrigo do município e outros para hotéis.

“A gente disponibilizou abrigo para eles, tem uma casa onde colocamos eles ontem [domingo,11]. Hoje, alguns vão para hotéis. O abrigo daqui tem capacidade para umas 40 pessoas e estamos com outra casa que está servindo como abrigo alternativo. Outros vão para hotéis mesmo”, contou.

Grupo se concentrou na Ponte da Integração como forma de protesto contra o fechamento da fronteira — Foto: Arquivo/Prefeitura

- Publicidade -
Copiar