23.7 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Aprovados em concurso do Idaf fazem protesto em frente ao Palácio Rio Branco pedindo convocação

Por

- Publicidade -

“Não somos gasto, mas sim investimento”. Essa foi uma das frases usadas por um grupo de aprovados no concurso do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) que se reuniu nesta segunda-feira (26) em frente ao Palácio Rio Branco em protesto.

Eles cobram a convocação dos mais de 700 aprovados no certame que teve o resultado final e homologação divulgado em novembro do ano passado.

O grupo pedia ainda para que a comissão fosse recebida pelo governador Gladson Cameli. O G1 entrou em contato com a porta-voz do governo, Mirla Miranda, para saber se há previsão para convocação dos aprovados e se a categoria vai ser recebida pelo governo, mas não recebeu retorno até última atualização desta reportagem.

O certame tem validade de dois anos, a contar após a homologação do resultado, e pode ser prorrogado por mais dois anos. A comissão dos aprovados cobra um posicionamento do governo, uma vez que não há nenhuma perspectiva de convocação.

O grupo afirmou que a Casa Civil e a Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag) justificaram que ainda não é possível fazer a convocação, já que os serviços do Idaf não são considerados essenciais, como saúde, segurança ou educação. No entanto, o grupo não concorda com a justificativa e afirma que os trabalhos do Idaf são ligados à saúde pública.

“Há todo um embasamento técnico, cientifico e jurídico que o Idaf presta serviços relevantes à saúde pública do estado, contra a entrada e disseminação de zoonoses, realizando o controle e fiscalização contra doenças transmitidas por alimentos (DTA’s) nas indústrias que manipulam e beneficiam produtos de origem animal, promovendo a qualidade higiênico-sanitária de tais produtos e contra a entrada de pragas nas lavouras e plantações”, pontou a comissão em nota.

Com faixas, eles cobraram a convocação após quase cinco meses da divulgação do resultado final do concurso — Foto: Arquivo pessoal

O concurso público era para a formação de cadastro de reserva para os cargos de engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, médico veterinário e técnico em defesa agropecuária e florestal.

Para a comissão dos aprovados, a convocação dos profissionais deve contribuir com as ações de defesa agropecuária nas unidades do Idaf em todos os municípios, nas barreiras sanitárias, equipe de trânsito, atividades de campo. Além das ações de inspeção de produtos de origem animal e vegetal.

  • Fonte: G1 Acre.
- Publicidade -
Copiar