23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Bebê que ficou quase um mês internado com Covid desenvolveu síndromes raras: ‘Dias muito difíceis’, diz mãe

Por

- Publicidade -

O bebê que ficou 25 dias internado em tratamento de Covid-19 desenvolveu duas síndromes durante o período em que ficou no hospitalizado. Segundo a família, o pequeno Luís Miguel Fraga, de Salto (SP), desenvolveu as síndromes Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) e a de Kawasaki. Ambas são consideradas raras e associadas ao coronavírus.

Luís Miguel irá completar três meses em 21 de abril. Além das síndromes, ele também sofreu diversas complicações durante a internação, como hipertensão, taquicardia, derrame pericárdio e miocardite.

Em entrevista ao G1, a mãe do bebê, Mical Fernanda Nascimento Fraga, de 30 anos, contou que o filho está fazendo acompanhamento ambulatorial com um cardiologista. O bebê testou positivo para a Covid-19 quando tinha apenas 51 dias de vida.

“Eu tenho uma criança com dois meses que eu não sei se ela vai poder jogar bola, fazer atividades normais, não sei o que pode acontecer. Essa doença está atingindo as crianças pequenas. É uma preocupação minha como mãe”, relata Mical.

O bebê ficou internado em um hospital particular de Indaiatuba (SP) e recebeu alta no dia 7 de abril. Além do pequeno Luís, Mical, a sua irmã e a sua mãe também testaram positivo para o coronavírus.

Apenas Mical e o filho Luís testaram positivo para a Covid-19 na família — Foto: Arquivo Pessoal

Apenas Mical e o filho Luís testaram positivo para a Covid-19 na família — Foto: Arquivo Pessoal

Em nota, a Prefeitura de Salto informou que o caso de Luís Miguel ainda não notificado pela Prefeitura de Indaiatuba (SP) e que aguarda o envio das informações digitalizadas no sistema.

Ainda segundo a prefeitura, até esta quarta-feira não houve registro de crianças com as duas síndromes no município.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que até o dia 20 de março, 147 casos e 11 óbitos de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) foram registrados no estado de São Paulo.

Do total, 35 casos foram confirmados neste ano. A faixa etária de 0 a menores de 10 anos responde por 72% dos casos e 36% dos óbitos. O restante refere-se a crianças e jovens de 10 até 19 anos.

Síndromes raras

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) pode se desenvolver em pessoas de 0 a 19 anos que tiveram Covid-19 previamente e que, inclusive, já estão curadas da doença.

O primeiro critério para avaliação dessa síndrome é que o paciente tenha tido Covid-19 previamente. Entre os sintomas, estão:

  • febre
  • conjuntivite
  • manchas vermelhas no corpo
  • problemas gastrointestinais
  • dor abdominal
  • vômitos
  • inchaço nas articulações
  • tosse
  • falta de ar

Já a Síndrome de Kawasaki é considerada uma condição rara que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. Os sintomas típicos são erupção cutânea, glândulas inchadas no pescoço e lábios secos e rachados.

‘Foi um milagre’

Luís Miguel começou a apresentar sinais de febre e estava dormindo além do normal, no dia 13 de março. De imediato, a família levou o Luís ao hospital, onde o pequeno passou por exames. Assim que recebeu o diagnóstico, ele foi encaminhado para internação.

Três dias depois, Luís começou a ter taquicardia e as complicações se agravaram. Depois de 25 dias, o bebê recebeu alta, na semana passada (quarta-feira, 7). A equipe médica fez um “corredor de aplausos” na saída do pequeno Luís Miguel.

“Eu acredito em milagre, Deus operou. Houve dias que eu achei que ele não ia sobreviver. Foi um milagre muito grande. Só do meu filho conseguir voltar para casa e eu conseguir reunir a minha já é uma alegria. Eu sou muito grata a Deus pela equipe médica.”

Com informações G1

- Publicidade -
Copiar