Ícone do site O Juruá Em Tempo

Com cerca 148 mil alunos da rede pública, ano letivo 2021 no Acre iniciará no dia 10 de maio

Single serious student studying concentrated taking notes sitting in a bar terrace

Com cerca de 148 mil alunos matriculados, a rede pública de ensino do estado do Acre iniciará o ano letivo de 2021, no próximo dia 10 de maio. O estado ainda permanece na fase de emergência e é representado pela bandeira vermelha, por conta do alto número de casos da Covid-19, com isso, as aulas continuarão acontecendo de forma remota.

Inicialmente, a previsão era de que as aulas começassem no dia 3 de maio, contudo, os professores concluíram recentemente o ano letivo de 2020, e ainda passam por treinamentos e planejamento de aulas e, por isso, o prazo foi adiado para dia 10.

Muitas escolas ainda estão concluindo o ano letivo de 2020, enquanto outras já encerram as aulas, existem ainda algumas instituições da zona rural e muitas escolas indígenas que não concluíram, e de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os dois anos letivos devem ser trabalhados de forma paralela pelas escolas.

As aulas de forma presencial no Acre, estão suspensas desde a data de 17 de março de 2020, quando o estado confirmou nesta data, os três primeiros casos de Covid-19. Com isso, desde então, as aulas vêm acontecendo através do acesso à internet, rádio, televisão e também com o material impresso que é disponibilizado pelas escolas.

Escolas particulares

As escolas particulares, diferente das públicas, conseguiram concluir seu o ano letivo de 2020 ainda no mês de dezembro, e começaram as aulas do ano letivo de 2021 em janeiro, com aulas híbridas (remota e presencial) e já estão na fase conclusiva do primeiro bimestre.

De acordo o Sindicato das Escolas Particulares, as 16 escolas que estão sindicalizadas trabalharão com ensino híbrido e seguindo todas as determinações do decreto governamental, com capacidade limitada de 30% do alunado.

Devido o estado ainda está em fase de emergência, as atividades presenciais são permitidas somente aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental; estudantes da educação infantil; creches; e alunos com vulnerabilidades e com dificuldade de aprendizagem ou de acesso ao ensino remoto.

Para o retorno presencial, as escolas passaram por uma adaptação, e os profissionais por treinamento que foi ofertado pelas vigilâncias sanitárias municipais e estadual, os pais foram consultados sobre qual modalidade seus filhos adotariam, se presencial ou remota. E cada instituição teve ainda que instituir um comitê para fazer a elaboração do planejamento de retomada e o documento precisou ser entregue aos Conselhos Municipal e Estadual de Educação.

Sair da versão mobile